Apesar da quarentena, diversos artistas têm tirado alguns vídeos da gaveta e outros utilizado a criatividade para saciar o público com boas novas. Esse é o caso da Bivolt, Nnhamdi, Oscar Jerome, Fernando Kep e Jonah Mutono.
Bivolt – Cubana
A Bivolt impressionou geral com seu auto-intitulado disco de estreia. Também mostrou seus dois lados com os vídeos de “110v” e “220v”. Virou case. E não é para menos. A cada entrega, a rapper sobe mais um degrau. O videoclipe para a instigante “Cubana” dá mais uma amostra.
“Eu escrevi Cubana inspirada em uma mulher real, que rege a própria vida e se entrega ao momento”, diz. “Ela é linda, chama atenção por onde passa, deixa todo mundo louco no rolê e todos querem saber quem é aquela mulher”.
Na pequena trama, dirigida por Gabriel Augusto e Quemuel Cornelius, da Iconoclast (produtora responsável por clipes de artistas como Beyoncé e Jay-Z, Kendrick Lamar e Tove Lo), Bivolt investiga um trio de mulheres justiceiras. O final foge do esperado, como sempre acontece nos filmes do Quentin Tarantino, que serviram de inspiração.
“A narrativa do clipe traz a história de uma mulher muito cobiçada que se apaixona por outra mulher. Eu sou muito fã do estilo do Tarantino e, quando optamos por fazer essa produção inspirada em filmes de ação, achei que seria perfeito ter a pegada de clássicos como Pulp Fiction e Kill Bill”.
NNAMDÏ – Glass Casket
De Chicago, o cantor NNAMDÏ vem chamando a atenção pelo sentimento que transmite com o seu trabalho. Presente no seu mais recente disco, “BRAT”, a música “Glass Casket” ganhou um vídeo animado por Stephen Smith. O filme apresenta diferentes ilustrações, fantasticamente imaginadas por NNAMDÏ, enquanto ele caminha num estado de sonho através de um mar de preocupação por ele e pelo futuro de sua família. De um astronauta a Jesus, um pedaço de queijo e um bico de água da torneira, juntamente com outras 45 iterações animadas do multi-instrumentista, o visual é um triunfo na arte e na criatividade.
“Eu sou meio obcecado por Nnamdi, por isso estou muito satisfeito por ter criado este vídeo para ele”, diz Smith. “Glass Casket é uma música fundamentada sobre identidade e relação de Nnamdi com suas escolhas. Então, exibi-lo em papéis clássicos e manter o seu eu principal sempre presente pareceu ressoar fortemente. Quase inconsciente das mudanças de roupa, e com as crescentes versões abstratas de Nnamdi, há uma atração inevitável pela identidade criativa e única que ele compartilha através de sua música.
Oscar Jerome – Give Back What U Stole From Me
Oscar Jerome, do sul de Londres, está pronto para colocar na pista o seu primeiro álbum, “Breathe Deep”, que chega no dia 10 de julho. Guitarrista e vocalista do grupo Kokoroko, ele mostra o que está por vir com o single “Give Back What U Stole From Me”, que vem acompanhado de um visual claustrofóbico, e ao mesmo tempo instigante, assinado por Liam Painter e colorido pelo Frankie Morley.
“Esta é a sequência de uma faixa que lancei alguns anos atrás. Nós tocamos ao vivo por um longo tempo e evoluiu para algo muito mais otimista e descolado, então eu queria que as pessoas ouvissem isso no disco”, diz Oscar. “Eu escrevi essa música sobre a ganância e importância repugnante dos banqueiros. A letra pode se aplicar a muitas situações, no entanto, eu diria que é mais relevante do que nunca agora, como vemos a saúde e o sustento de pessoas comuns sendo negligenciadas enquanto grandes corporações exploram a situação e são sustentadas pelo dinheiro do governo.”
Fernando Kep – Real Oficial
Cria de Macaé, no Rio de Janeiro, Fernando Kep está prestes de soltar a Mixtape VADE-MECUM, que segundo o próprio “aponta principalmente para questões empíricas”. Essa visão, ele passa com “Real Oficial”.
“O que é real, o que é mais puro do autor. Críticas ao mercado, questões voltadas a egotrip e auto-crítica são os pontos chaves, pois a faixa é antes de tudo um papo pra mim mermo”, observa. “O mesmo que escreve é seu próprio interlocutor, suas criticas voltam a você quase que no automático”.
Jonah Mutono – Circulation
Conhecido por seu som e personalidade misteriosos, Jonah Mutono, que também responde por Kidepo, está debutando com o LP GERG. Denso, o projeto é uma resposta a um momento pessoal difícil para Jonah (deportações, problemas de visto, lidar com sua família e um relacionamento secreto), que rendeu uma explosão criativa de músicas.
Recentemente, Elton John apresentou “Circulation” em seu programa “Rocket Hour ” na Beats 1Radio. No clipe todo em preto e branco, dirigido por Isaac Eastgate, Mutono compartilha sua instrospecção. É potente.
Indicamos também: Soundtrack do DOC da Michelle Obama é assinada pelo Kamasi Washington. Leia aqui.