Ao longo dos seus mais de 50 anos, o Montreux Jazz Festival teve performances lendárias dos mais icônicos artistas do mundo. Evidentemente, Nina Simone e Etta James também fazem parte dessa seleta lista. Algumas das apresentações que elas fizeram no palco do conceituado festival de música da Suíça foram reunidas nos dois primeiros volumes da série “The Montreux Years”, da BMG. Entre as gravações, captadas em alta qualidade e masterizadas por Tony Cousins no Metropolis Studios de Londres, estão alguns registros raros preservados pelo criador e diretor do evento Claude Nobs.
“O Montreux Jazz Festival sempre foi uma grande vitrine para a cena musical internacional, bem como um ponto de encontro para músicos e amantes da música”, disse Thierry Amsallem, herdeiro de Claude Nobs, Chair/CEO do Montreux Sounds e Chair da Claude Nobs Foundation. “A magia de Montreux reside nos encontros entre músicos. Houve eventos únicos que nunca se repetirão. A ideia era permitir que os artistas saíssem do óbvio e evitar a repetição de seu repertório usual. Mas aqui, nós os tratamos como realeza e oferecemos a eles as melhores condições do mundo, em termos de qualidade de som e tecnologia de gravação audiovisual.”
Presente em Montreux desde a sua segunda edição, realizada em 1968, Nina Simone construiu uma relação duradoura com Nobs. As enérgicas, inspiradoras e emocionantes participações dela foram distribuídas em 29 tracks, gravadas em todos os seus cinco notáveis concertos em 1968, 1976, 1981, 1987 e 1990. Nesse material inédito tem Nina interpretando as conhecidas “I Wish I Knew How It Would Feel To Be Free”, “Four Women”, “Ne Me Quitte Pas” e uma potente versão de “No Woman No Cry”, do Boby Marley.
No caso de Etta James, uma das maiores cantoras de todos os tempos, a coleção possui registros de seus shows ao vivo em Montreux nos anos de 1977, 1978, 1989, 1990 e 1993. Essas participações refletem o quanto a arte de Etta era atemporal e relevante em diferentes períodos. Em destaque estão um dos primeiros sucessos dela, “Something’s Got A Hold On Me”, um medley que une “At Last, Trust In Me and Sunday Kind of Love”, uma fusão de hits do início dos anos 60. A cru e emocional “I Rather Go Blind”, a comovente “Tell Mama” e “Baby What You Want Me To Do”, uma a homenagem a Jimmy Reed.
Os álbuns ao vivo são pérolas de duas personagens marcantes, que ajudaram a escrever a história da música e disseminar a cultura preta pelo planeta. Ambos podem ser ouvidos no Brasil nas plataformas de música digital. Já as edições em vinil e CD duplo não serão disponibilizados no país. Cada um deles possui encarte exclusivo e fotografias inéditas.