Considerado um dos compositores mais talentosos do rap, Big L terá sua vida celebrada no documentário “Foul Child: The Legend of Big L”. O filme chega também para comemorar os 25 anos do álbum de estréia dele, “Lifestylez Ov Da Poor & Dangerous”. Para sua composição, os produtores reuniram imagens inéditas de Big L e conversaram com Dave East, RZA, A$AP Ferg, A$AP Twelvyy, Bobbito Garcia, Buckwild, Peter Rosenberg e Stretch Armstrong.
“Esperamos que este pequeno documentário inspire a criação de uma peça maior e mais longa para contar mais de sua incrível história”, disse Peter Bittenbender, CEO da Mass Appeal. “Embora seja apenas uma pequena parte do quebra-cabeça, estamos orgulhosos de lançar algo para os fãs de L, dando uma visão única de seu legado”
Nascido em 30 de maio de 1974, Lamont Coleman (seu nome de batismo) se tornou no início dos anos 90 um dos grandes letristas de rap com suas narrativas aguçadas e freestyling deslumbrante, pontuado muitas vezes com piadas. O talento dele até chamo a atenção de Jay-Z. “Estávamos prestes a contratá-lo antes de ele morrer”, afirmou. “Estávamos prestes a contratá-lo para o Roc-a-Fella. Foi um acordo… ele era muito talentos… tinha a capacidade de escrever boas letras e fazer grandes discos”.
Em 1993, Big L enviou uma fita cassete de quatro faixas à Columbia Records. Logo foi contratado e lançou em 28 de março de 1995 o disco “Lifestylez ov da Poor & Dangerous”, que tem os singles “Put It On” e “MVP”. Mas, infelizmente, a vida e a carreira dele foram tragicamente reduzidas por um tiroteio no Harlem em 15 de fevereiro de 1999. Big L foi atingido por nove tiros. O seu atirador nunca foi descoberto e o caso ainda permanece sem solução O mini-documentário é produzido pela Mass Appeal e Certified Classics. A estréia será em 29 de maio.
Indicamos também: Alguns DOCs musicais para assistir durante a “quarentena”. Leia aqui.