Junto com um time de artistas e pensadores, os produtores musicais Umberto Tavares e Jefferson Junior decidiram criar o projeto Felicidade Black para compartilharem músicas e experiências relacionados à valorização da cultura e da identidade preta. O objetivo também é propor discussões e mostrar pela ótica de cada um qual é, de fato, o papel e o lugar do negro na sociedade.
“I can’t breathe” é a frase do ano. E aquele sonho, lá de 1963, de Martin Luther King, ainda não se realizou”, diz Umberto. “Nós, pretos, ainda sonhamos com igualdade, com oportunidade, com respeito. Por isso, decidimos levar uma mensagem musical e de esperança ao nosso povo. Uma mensagem positiva, vibrante, como é a nossa essência. Por isso, ‘Felicidade Black’”.
A primeira ação foi a estreia da música que carrega o título do trabalho. Composta e interpretada pela dupla Lucas e Orelha, em parceria com Becca Perret, DJ Zulu e Rapha Lucas, ela reflete muito bem os ideais do programa, que é complementado por diversas conversas – divididas por temas e transmitidas por vídeos no Facebook e Instagram – com a participação de representantes pretos de diferentes áreas profissionais, como Rodrigo França, Arielle Macedo, Katiuscia Ribeiro, Flávio Saturnino, Jonathan Raymundo.
“O bate-papo virou roda de argumentação, novos artistas souberam e pediram para participar, enfim… Temos um céu de oportunidades! Os planos de hoje são de um EP, um show, um evento, um movimento cultural / social, um programa de TV… Tudo agora pode acontecer com este projeto…”.
A proposta principal do Felicidade Black é convidar todos para observarem e viverem de perto essa positividade. É sobre vida pessoal, carreira, equidade, diferenças dentro da comunidade, ancestralidade, acesso ao mercado de trabalho e autoimagem.