Mais um projeto entra para a extensa lista de Donald Glover aka Childish Gambino. Dessa vez, ele se junta a adidas Originals para redesenhar três modelos icônicos – o Nizza, Continental 80 e Lacombe -, que ganham uma coloração branca com sutis tons sobre tons. A ideia é criar um visual de tênis gastos, com pequenas imperfeições, pois eles carregam as experiências daqueles que usam. É o reflexo das vivências.
Essa visão também é compartilhada na série de curtas-metragens, protagonizados por Donald Glover e a atriz e comediante Mo’Nique com uma participação especial do skatista profissional Na-Kel Smith. Os filmes, escritos por Sam Jay e Jamal Olori da Royalty, dão vida a uma história de desafio, subversão e expressão criativa. Eles mostram que os tênis usados não são apenas “sujos”, mas reflexo do seu cotidiano.
https://www.youtube.com/playlist?list=PLUKTNbe0Z2moDOMI7cpWqdQb-I65NuczX
“A riqueza é um conceito”, diz Glover. “Com esse projeto, eu queria encorajar as pessoas a pensar como as suas histórias podem ser contadas pelos seus pés. O valor não é quantificado pelo que você veste e sim pelas experiências. E você toma a decisão do que funciona para você, você vive pelas suas próprias lentes”.
Para representar essas histórias, os tênis possuem detalhes desconstruídos, incluindo costuras irregulares, ilhós dourados do avesso e as três listras que evocam a pintura à mão. Outro detalhe é a falta de costura nas bordas, o que permite que com o tempo elas se desgastem. E tem mais: cada par chega dentro de uma caixa de dentro para fora, que abre por uma tira que se rasga e é complementada com três pares de cadarços personalizados. A mariposa, que aparece no calcanhar e nas palmilhas, é o símbolo da coleção.
“Admiramos a capacidade de Glover de superar ‘gêneros’ e contar uma história com exclusividade”, explica Chris Law, Senior Design Director da adidas Original. “Entre a visão artística dele e nossa expertise, continuaremos a evoluir e olhar para onde isso nos leva.”
Indicamos também: Blitz the Ambassador explora a cultura africana no filme “The Burial of Kojo”. Leia aqui.