Após mais de duas décadas lutando pelos diretos do catálogo musical do De La Soul, Posdnuos, Dave e Maseo finalmente conseguiram o controle das gravações originais através da parceria que fizeram com a Reservoir and Chrysalis Records.
Essa conquista vai permitir que os clássicos álbuns do grupo formado no final dos anos 1980 entrem oficialmente nas plataformas de streaming e venda de música digital a partir de 3 de março de 2023. Assim, os fãs terão acesso aos clássicos 3 Feet High and Rising (1989), De La Soul Is Dead (1991), Buhloone Mindstate (1993), Stakes Is High (1996), Art Official Inteligente: Mosaic Thump (2000) e AOI: Bionix (2001).
Como parte importante deste acontecimento, o De La Soul também colocará na pista merchs exclusivas, vinis, CDs e cassetes. Isso será importante para que os fãs de gerações atuais redescubram a obra do trio que está junto há mais de 30 anos, e colhendo resultados. Um exemplo é o sucesso, “The Magic Number”, apresentada durante os créditos finais do filme da Marvel, “Spiderman: No Way Home” (2021).
O seu disco mais recente, “And the Anonymous Nobody …”, que tem a participação de David Byrne, Damon Albarn, Usher e Little Dragon, recebeu indicação ao Grammy de “Melhor Álbum de Rap” em 2017.
Inovadores de várias maneiras, o De La Soul possui sons repletos de gírias pesadas, piadas internas, metáforas instigantes e referências não convencionais. Além disso, tudo foi infundido com uma mistura eclética de recortes únicos de samples e funky. “3 Feet High and Rising” se tornou o primeiro álbum de rap a introduzir esquetes conectando uma música à outra. Também foi incluso no National Recording Registry, uma lista da Biblioteca do Congresso com gravações consideradas “culturalmente, historicamente ou esteticamente significativas”.