Apesar do seu apogeu ter durado apenas cinco anos, o Fugees – abreviação de “refugees” (refugiados em português) – era essencialmente um supergrupo, que estreou no início dos anos 1990. A união de Mrs. Lauryn Hill, o amigo de colégio Pras Michel e o primo dele Wyclef Jean resultou em dois álbuns: “Blunted on Reality”, de 1994, e “The Score”, de 1996.
Este último se tornou um clássico, sendo um dos mais vendidos e significativos de todos os tempos. Também alcançou a posição número um na parada da Billboard 200, conquistou dois prêmios Grammy e recebeu platina sete vezes por vender mais de 22 milhões de cópias em todo o mundo. Para celebrar os seus 25 anos, os artistas vão se reunir novamente em uma turnê que passará por 12 cidades dos Estados Unidos, França, Inglaterra, Nigéria e Gana.
A série de shows será iniciada com uma apresentação pop-up intimista na cidade de Nova York, em um local não revelado. Os demais começam em 2 de novembro em Chicago. “Eu nem sabia que o 25º aniversário havia chegado até que alguém chamou minha atenção para o fato”, disse Lauryn Hill em comunicado. “Decidi homenagear este projeto significativo, seu aniversário e os fãs que apreciaram a música, criando uma plataforma pacífica onde poderíamos nos unir, apresentar a música que amamos e dar um exemplo de reconciliação para o mundo”.
Essa é a primeira vez em 15 anos que o Fugees sobe ao palco show. Wyclef diz que ao comemorar 25 anos, “minha primeira lembrança foi que juramos, desde o portão, que não apenas faríamos música. Seríamos um movimento, uma voz para o que não se ouve e, nestes tempos desafiadores, sou grato mais uma vez, porque Deus nos uniu”.