Temos vídeos quentes, mesmo nos dias mais quentes. Quem nos aproxima ainda mais do sol é Thiago El Niño, Ricon Sapiência, Abronca, Fantastic Negrito, MC Soffia e Natalhão.
Thiago El Niño e Rincon Sapiência – HOMEM PRETO VESTIDO DE BRANCO
Thiago El Niño convidou o Rincon Sapiência para o videoclipe de “O Homem Preto Vestido de Branco”, música que faz parte do álbum “Pedras, Flechas, Lanças, Espadas e Espelhos”. O lugar escolhido para a captação foi o ateliê do artista Robinho Santana. Lá, os rappers mostram suas afinidades de ritmos e pautas ao cantarem sobre a espiritualidade africana e o grupo de entidades chamadas de “Zés” e “Malandros”, presentes principalmente na Jurema e na Umbanda.
“Num momento em que o mundo se mobiliza em discussões para resolução dos problemas causados pelo racismo, a arte aponta dimensões que já não podem ser ignoradas”, observa El Niño.
Abronca – Fiz Pra Você Feat. Rod 3030
Produzida pelo DJ Thai (Heavy Baile, Luísa Sonza, Pocah, MC Carol), “Fiz Pra Você” tem a participação do Rod, do grupo 3030. Dessa vez o duo do Vidigal está menos “agressivo”. O romantismo dá todo o direcionamento, fazendo o contrapondo da essência do Abronca. “Em tempos de incerteza, o amor seja talvez, a forma mais potente de se fazer protesto”, afirmam. O visual QUENTE é dirigido pelo Luciano Xavier.
Fantastic Negrito – Searching For Capitain Save a Hoe Fet. E-40
Fantastic Negrito se reuniu com o rapper E-40 para criar uma versão moderna e instigante do clássico de 1993, “Captain Save A Hoe”. O vídeo foi dirigido por Isaiah Frazier.
A música traz os artistas de Oakland criando história com uma intensa obra que força o ouvinte a explorar o conceito de ser emocionalmente vulnerável e as associações, rótulos e mentalidades correspondentes aos quais os humanos costumam se vincular essa vulnerabilidade.
MC Soffia – Meto Marcha
Aos 16 anos, a MC Soffia mantém seu trabalho sólido. Com “Meto Marcha”, ela mostra que tem muitas ideias para compartilhar. Dessa vez, o romantismo direciona o som com o instrumental do Dj Book. É um tema que trata de um relacionamento não correspondido entre adolescentes.
“Ele mete mala, eu meto marcha’ é uma gíria que nós jovens usamos muito. Traduzindo, se a pessoa que a gente está a fim fica se achando e fazendo pouco caso, deixamos de lado e partimos para outra, diz a rapper.
O vídeo teve a direção de Thatiane Almeida. Tudo foi idealizado a partir de referências que a MC Soffia pesquisou e idealizou para que a o clipe traduzisse visualmente o que ela transmite nas letras.
Natalhão – Apocalipse Feat. Azzy
A rapper Natalhão se aliou à Azzy na envolvente Apocalipse. O título pode não traduzir as ideias delas, arquitetadas no amor. É potente e vicia.
‘’Saímos de um formato muito tradicional no rap, que é o de trazer um beat para o artista colocar a letra e fomos um pouco além. Dessa vez, a gente tinha tudo acontecendo ao mesmo tempo e pelo fato do U.GOT não ser um produtor de rap tradicional, ele colocou diversos elementos orgânicos na música, como instrumentos de corda e percussão”, observa o diretor artístico do selo Milk, Bruno Costa.
Essa construção pode ser acompanhada no vídeo dirigido pelo Navarro. Cria da Maré, a rapper carioca Natalhão mostra a pluralidade e diversidade do hip-hop do Rio de Janeiro.
*Foto capa: Lincoln Pires