A união de 2 grupos que estão ganhando cada vez mais destaque no Brasil não poderia dar errado. Desde que foi revelada, a parceria entre YOÙN (Shuna e Gian Pedro) e Gilsons (filhos e netos do Gilberto Gil) deixou todos na expectativa. Mas “Besteira” superou o esperado. A musicalidade é arquitetada por Carlos do Complexo com elementos de jazz, afrobeat, house e afoxé. Essa diversidade faz a camada para que eles falem sobre alegria e liberdade, tendo a ancestralidade como guia.
“Sempre tivemos a célula brasileira como identidade e também inúmeras referências musicais do jazz ao clássico”, observa o YOÙN. “Com essa ideia de misturar os elementos, pensamos nessa parceria com nossos irmãos dos Gilsons”.
Toda essa versatilidade reflete também no videoclipe dirigido por Philippe Rios, que tem o afro-futurismo como principal influência. Ele também reúne um times de talentos negros: Mwuakaa, Os22 do Passinho, Pedro Bonn, Rahiza Santos, Thaise Santos e WAGUIN. As cores, figurinos, maquiagem e danças fazem referências ao passado e ao futuro.
“Contrapondo os demais clipes do YOÙN, em “besteira” os artistas são apresentados em uma indumentária atípica do uso cotidiano, além disso, a cenografia quase não contém elementos de cena, fazendo com que a atenção do espectador seja voltada apenas para a interpretação dos músicos”, diz Phillipe. “Cor, movimento e alegria são os signos que transpassam a linguagem”.
*Fotos: Brwn PH