O 20 de abril é mundialmente conhecido como o “Weed Day” [basicamente, o Dia da Erva]. O 4/20 [20/04 no calendário estadunidense] é para celebrar a cannabis e o seus diferentes poderes, inclusive medicinais. Esse é justamente o dia [exatamente ás 04h20 da tarde] que Sombra escolheu para colocar no mundo o single “Mano Vou Ali Plantar Um Chá”, que completa a trilogia iniciada com “Mano Vou ali Comprar um Chá” e “Mano Vou Ali Comprar um Chá part. 2”. O objetivo do rapper é transformá-la no hino oficial do ativismo canábico brasileiro.
“Agora eu não vou ali comprar um chá. Eu vou ali plantar um chá. Eu estudei, pesquisei, assisti a documentários e hoje posso dizer que conheço um pouco desse universo”, afirma. “Acho que é pertinente falarmos sobre a maconha até pela questão da libertação. Pra mim a maconha liberta a mente dos homens”.
Para promovê-la, e principalmente abordar o assunto com mais profundidade, Sombra fará uma “Semana Enganjada” com várias lives no seu Instagram com convidados que vão debater temas relacionados à criminalização da maconha, a relação da erva com a música e as artes e o potencial de crescimento dos mercados brasileiros, tanto medicinal quanto recreativo. O projeto começa no dia 19/04, às 20h, com a presença do Jarrão (Squadafum) e segue até o dia 23/04. O advogado criminalista Erik Torquato (20/04), Marcelo D2 (21/04), a empreendedora da beleza e do bem-estar Poli (22/04) e o especialista em mercado canábico Gustavo Devenezio (23/04) também marcam presença.
A música produzida pelo BiD, e com produção executiva de Zulusoljah, recebe a participação de Funk Buia para fazer uma espécie de atualização das duas anteriores. Nela, o MC reflete apresenta diferentes pontos de vista da sua relação com a cannabis e compara o Brasil com vários países do mundo que já possuem um mercado legalizado de cannabis. Por aqui, apenas dois novos produtos à base de cannabis estão liberados para uso medicinal: canabidiol nas concentrações de 17,18 mg/mL e 34,36 mg/mL, com até 0,2% de THC.
Semana Enganjada
19/04 – 20h – Jarrão
20/04 – 20h – Erik Torquato
21/04 – 20h – Marcelo D2
22/04 – 20h – Polli
23/04 -20h – Gustavo Devenezio
Foto: Leonardo Muniz