Os slans de poesia estão ganhando cada vez mais espaço no Brasil. E essa “proliferação” tem se mostrado positiva para o compartilhamento e debate de ideias e para que pessoas, que antes não tinham acesso ou não apreciavam textos poéticos, façam uma imersão na poesia.
Fato é, que as mulheres são as maiores responsáveis na organização dessas “batalhas”. Então, o Slam das Minas SP, um dos coletivos mais importantes de protagonismo feminino em batalhas poéticas, decidiu organizar o primeiro torneio nacional [e mundial, já que é inédito também a nível global] de poesia falada exclusivo para mulheres (cis e trans) e homens (trans).
Organizada por Mel Duarte, Pam Araújo, Carolina Peixoto e Luz Ribeiro, a competição, batizada de “Singulres”, terá a participação de representantes de Slans de Norte a Sul do país. Assim, reúnem-se no dia 24 de março, às 14hs, no SESC Ipiranga em SP, o Slam das Minas SP, juntamente com o Slam Luana Barbosa Presente (SP); Slam Marginalia (SP); Chica da Silva (RJ), Slam das Minas RJ, Camélias (MS), Slam das Manas (MG), Slam das Minas PE, Slam das Mulé (BA), Dandaras do Norte (PA), Slam das Minas BA e Slam das Minas RS.
O torneio é uma grande conquista para o grupo, que por meio da poesia luta contra o machismo, racismo, homofobia e transfobia ao mesmo tempo em que facilita pautas feministas e das mulheres de periferia. Ele é caracterizado pelas organizadoras “como um desabafo contra o patriarcado, e garante um lugar seguro para que mulheres possam se expressar livremente”.
Serviço
Entrada Gratuita
Quando: Domingo, 24 de março de 2019, às 14h
Endereço: Rua Bom Pastor, 822 – Ipiranga – SP
Idealização Slam das Minas SP
Produção Baderna Produtora
Realização Sesc Ipiranga