Para todos os gostos e estilos, a coluna É QUENTE reúne Tamara Franklin, Sabrina Oliveira e SóCiro, Lis Mc, Juyè, Lurdes da Luz, Brooklyn Funk Essentials, Aiace, MC Gabriel PA, Diomedes Chinaski e Rizzi Get Busy.
Tamara Franklin – 80 Tiros/Diamantes
Primeira convidada do projeto Estúdio304| convida, a mineira Tamara Franklin fez um pout pourri de 80 tiros/ diamantes. Escrita em 2019, “80 tiros” aborda o fuzilamento do carro de uma família por militares do Exército no Rio de Janeiro, e da ação policial desastrosa num baile funk em São Paulo, onde nove jovens foram mortos. “Diamantes” trata do jogo político que faz com que a população negra, por diversas vezes, seja colocada no fronte das lutas, mas na hora de eleger representantes isso muda. Acompanhada por batidas orgânicas de uma bateria, ela protesta, fala de resistência e não se cala diante da realidade e importância dessas pautas.
Sabrina Oliveira & Só Ciro – Vai Com Calma
Sabrina Oliveira e SóCiro estão juntos em mais uma live session do projeto 48K Apresenta. Eles interpretam a romântica “Vai Com Calma”, que fala de uma forma envolvente e sensual o que acontece em relacionamentos amorosos quando uma pessoa quer se entregar e a outra ainda precisa criar uma certa confiança antes de seguir em frente.
Lis MC – Flowers Drip feat. Anna Mattos e Thai Flow
Aos poucos, Lis MC tem conquistado seu espaço. “Flowers Drip” é mais uma “granada” que ela lança na companhia de Anna Mattos e Thai Flow. Na lírica, elas fazem uma crítica ao cenário do rap, que ainda é machista e LGBTfóbico.
Juyè – Verão
Apesar do inverno estar próximo, Juyè chega com “Verão”, reafirmando que o amor tem que ser o ano inteiro. Tendo o house, com elementos de soul/funk, no background, a música recebe a participação do Fleezus. Assim quando as pistas estiverem abertas novamente, com certeza vai fazer geral dançar.
Lurdes da Luz – Um Maracatu Desse
O DJ americano Thomas Arndt convidou Lurdez da Luz para unir o maracatu com o eletrônico na dançante “Um Maracatu Desse”. O single antecipa o EP com remixes de artistas como DJ FlavYa, Odara Kadiegi, Luana Flores, Furmigadub e Tayhana, que será lançado no fim de junho como parte de uma Festa de São João virtual. O som é sobre se libertar das amarras que o sistema tenta impor. Apesar da estética dançante, ela também se conecta com a situação política sem entrar em polêmicas. É para dançar e pensar.
Brooklyn Funk Essentials – Steps (Mochi Men Remix)
A dupla de DJs parisienses Mochi Men remixou “Steps”, música que faz parte do mais recente álbum do BrooklynFunk Essentials, “Stay Good”. Enquanto a original é um electro jazz contemplativo, este novo remix nos leva direto para as pistas em uma vibe boogie dos anos oitenta.
Aiace – Pra Curar
Propondo uma nova versão da já conhecida, Aiace se une à argentina Cata Raybaud em “Pra Curar”. Poética, a música reflete “sobre a importância de se conhecer, auto cuidar, abrir espaço para mudanças e todas as chamadas pequenas revoluções que podem e devem acontecer dentro de cada um de nós”. A sonoridade musical segue um padrão rítmico africano muito executado em terreiros da nação Ketu em Salvador.
MC Gabriel PA – Sonhador
De Tucumã, no Pará, Gabriel faz sua estreia com o freestyle “Sonhador”, produzido pelo DJGH. Na música, direcionada pelo funk, ele compartilha suas vivências e sonhos. Essa é a primeira de muitas outras que estão por vir.
Diomedes Chinaski e Rizzi Get Busy – Elegante Freestyle
O Diomedes Chinaski fez parceria com o produtor Rizzi Get Busy no som “Elegante Freestyle”. No drill, o rapper fala da sua vida, relacionando-a com o personagem Tony Montana, interpretado por Al Pacino em “Scarface” (1984). A música também aborda assuntos como relacionamento, viagens, elegância, obras artísticas e concorrência nos negócios.
Burn-O e Cjota – Turmalina
O Burn-O convidou Cjota para uma sessão, e assim que ele ouviu a ideia sobre “Turmalina” os dois entraram na vibe. O R&B com pitadas de trap “é sobre respeitar os detalhes e pensar positivo, enxergar de forma natural tudo que é natural, o refrão ‘dancei na chuva nunca me senti tão bem’ significa entender as gotas de água, curtir o momento, o presente”.
Foto capa: Giulio Cezare