A cultura tomou mais um golpe. E não tem nada a ver com o corte de verbas e desvios de propósitos que acontecem no Brasil constantemente. Trata-se do encerramento das atividades de alguns dos mais representativos disseminadores da arte musical ao redor do mundo: Red Bull Music Academy e Red Bull Radio. Três fontes disseram ao Resident Advisor, que ambas entidades deixarão de funcionar em 31 de outubro.
Administrados pela gigante Red Bull, os projetos tinham a consultoria/curadoria criativa/gerenciamento pela Yadastar, coordenada por Torsten Schmidt and Many Ameri. Na ativa desde 1998, a Red Bull Music Academy produzia anualmente workshops, fazia a curadoria de eventos, palestras e o Red Bull Music Festival em diversas cidades do mundo, inclusive São Paulo. A mais recente, que comemorou os seus 20 anos, foi realizada em Berlim, com a presença de Pusha T, Brian Eno, Frankie Knuckles e Jeff Mills. Ao longo de sua história a RBMA fez aulas e palestras icônicas com Madlib, Flying Lotus, D’Angelo, Björk, “Mad” Mike Banks, Iggy Pop, Questlove, Nile Rodgers e muitos outros.
Já a Red Bull Radio tem uma programação diversificada com a participação de artistas influentes. Entre os programas de rap estão o All The Raps, Earl Sweatshirt Stays Inside,True Laurels, Choice Mix, Lost and Found With Dj Soul Sister. No Brasil, a rádio chegou a ter shows veiculados na extinta Oi Fm.
A Red Bull declarou que “manterá seu propósito de fornecer uma plataforma global para promover a criatividade – mas está mudando os meios de entrega. Assim, o Red Bull Music Festival e outros projetos relacionados à música serão “tocados” sem a participação do Yadastar. “A Red Bull estará se afastando de uma abordagem fortemente centralizada, gradualmente eliminará a estrutura existente e implementará uma nova configuração que capacitará as equipes nacionais da Red Bull e utilizará a expertise local. A Red Bull continuará a explorar novas formas de apoiar artistas promissores e de ponta, onde quer que estejam.”
No Brasil, as programações musicais/culturais da marca são realizadas na Red Bull Station, em São Paulo. Não há indícios nem informações de que as operações no país serão descontinuadas.
Indicamos também: Spotify RapCaviar cria esculturas para homenagear Cardi B, Jaden Smith, Juice WRLD e Gunna. Leia aqui.