O Auditório Ibirapuera foi palco da Final Nacional do maior campeonato de Breaking 1×1 do mundo, o Red Bull BC One 2024. A disputa teve apresentação de Pathy Dejesus e Uiu, com discotecagem da DJ Miya B, júri formado pelo B-Boy venezuelano Lil G, B-Girl Miwa, B-Boy Neguin (único brasileiro e latino americano a vencer uma final mundial do Red Bull Bc One, em 2010), e consagrou o B-Boy paraense Kley e a B-Girl brasiliense Maia como campeões brasileiros, depois de enfrentarem concorrentes do mais alto nível técnico.
A vitória de cada um garantiu vaga na Last Chance Cypher, a etapa classificatória para a Final Mundial, que acontece dia 07 de dezembro, na Farmasi Arena, no Rio de Janeiro. Vencedora da edição de 2022, Maia representará o BR pela terceira vez no mundial. Ela diz que chegou no torneio para com o um único objetivo: ganhar.
“Na batalha final, eu competi com uma menina que eu admiro muito, que tem uma história incrível no Brasil e que é inspiração pra mim”, observa. “Batalhar na Cypher Brasil é especial porque só nós sabemos o que é ser mulher e dançar breaking no nosso país. Para mim, é uma honra estar junto com elas e fazer esse show”.
Para Kley, “é uma responsabilidade muito grande chegar aqui no palco da final nacional e batalhar com participantes de alto nível”. Agora o foco dele é a próxima etapa. “Estou me sentindo muito leve, com grandes expectativas para a Final Mundial”, diz. “Já me sinto pronto para esse momento e me vejo nesse palco batalhando com os melhores do mundo”.
Ao lado de Maia e Kley, a Final Mundial terá a presença dos paraenses B-Boy Leony e B-Girl Mini Japa, e da paulista B-Girl Toquinha. Os três já se classificaram para a decisão como wildcards, que são convites feitos a grandes nomes do Breaking para aquecer ainda mais as batalhas. Por isso, não passarão pela Last Chance Cypher. Essa será a terceira vez que o Brasil receberá a fase global do torneio, que está completando 20 anos de história.
O Red Bull BC One de 2024 teve seletivas em Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ), Belém (PA) e São Paulo (SP). Para chegar até o título, o B-Boy Kley venceu a última batalha contra o B-Boy Onnurb. Já a B-Girl Maia conquistou o bicampeonato nacional após uma batalha acirrada contra a B-Girl Fran Killa.