Ramonzin sabe muito bem qual é o seu papel na sociedade. “Quando você é o principal agente passivo de todos os absurdos sociais e históricos, falar sobre isso, torna-se uma obrigação moral”, diz ele. As ideias e os ideais dele são expressados em “Made In Madureira”, single que também intitula o EP dele, de 2017.
A música, que teve o vídeo produzido por Raphael Medeiros, é uma narrativa da batalha de homens e mulheres pretos que foram responsáveis pelo crescimento econômico do Brasil. A resistência dos antepassados, segundo Ramonzin, estão diretamente ligadas “a virtudes que me definem e a posição que ocupo dentro deste espaço, enquanto indivíduo consciente do seu valor e daquilo que me pertence”.
Na sonoridade, o rapper faz uma fusão de estilos. O funk não fica de fora da composição. Já no visual, filmado em São Cristóvão, Zona Norte do Rio de Janeiro, segue a mesma linha. Tem um mix de cores, inspirado no premiado filme Moon Light. Os dançarinos Sabrina Ginga, Tago Oli, Gabriela Silva e Zulu Gregório são os protagonistas. “Nosso clipe é arte, arte de gueto, arte de rua. Da maneira mais pura possível”,”, diz Raphael Medeiros. Com passinho, com rima, com sensualidade e muita preocupação estética.”
Indicamos também: Clau e Luccas Carlos estão juntos no romântico vídeo de “Me Sentir”. Leia aqui.