Ainda desconhecida por muitos, a obra do lendário grafiteiro e MC Rammellzee, um dos ícones do hip-hop e mito cult de Nova York nos anos 1980, é explorada por Oscar Boyson (produtor de “Bom Comportamento” e “Frances Ha”) no filme “RAMMΣLLZΣΣ: Não é quem, mas o quê”.
De quase 10 minutos, o documentário tem uma narrativa que traduz o estilo afro-futurístico do artista. É punk. Faz o expectador entrar no universo do personagem. E esse lado gótico também refletiu na música de RAMMΣLLZΣΣ, autor “Beat Bop”, de 1982, feito ao lado de K-Rob, que virou a trilha de “Style Wars”, um dos principais filmes sobre grafite, e influenciou os projetos musicais dos Beastie Boys e RATKING.
Boyson usa imagens de arquivo de Rammellzee para mostrar a Nova York dos 80’s, através de uma viagem de metrô. O DOC também tem a depoimentos de pessoas que conviveram com o artista, entre eles estão DELTA 2, Kool Koor, Toxic, Michael Holman, 76 INK, Carlo McCormick, Eszter Balint e Dave Tompkins.
Criado em colaboração com a equipe de curadores da Red Bull Arts New York, o audiovisual acompanha a exposição “RAMMΣLLZΣΣ: Racing for Thunder”, em cartaz na cidade norte-americana até 26 de agosto. Tanto o filme quanto a extensa pesquisa que resultou na mostra examinam a evolução do trabalho de Rammellzee e têm como objetivo final revelar a novas gerações o extenso legado desse artista-profeta.
Assista ao filme, com legenda em português:
Indicamos também: Produzida por Jay-Z, série “Rest in Power: The Trayvon Martin Story” tem trailer divulgado. Leia aqui.