Sem dúvidas, a recente parceria entre Reebok e Pyer Moss era uma das mais esperadas de 2020, e quando chegou às ruas se tornou desejo imediato de consumo. E não poderia ser diferente e tratando de uma coleção encabeçada pelo estilista Kerby Jean-Raymond, um dos grandes nomes do design de moda contemporâneo. O estilo dele vai totalmente à contramão do que tem sido feito atualmente. Como o próprio diz: tem propósito.
“A moda deve entregar mais do que um produto”, afirma. “Ela deve contar histórias com significado e propósito, que falem com o consumidor”.
Todas as peças do primeiro drop já pode ser conferido no e-commerce da Reebok – e o segundo chega em 14 de novembro. As cores preta, branca, azul, cinza, roxa e salmão predominam. Todo o conceito foi inspirado na palavra Sankofa, que se refere ao símbolo de um pássaro pegando um ovo de suas costas (o símbolo foi muito reproduzido nas estruturas dos portões das casas brasileiras). Originária do idioma Twi da tribo Akan, de Gana, ela simboliza voltar à história e recuperar o que é do seu povo por direito. Também busca encorajar diálogos e contar histórias historicamente apagadas.
Não é a primeira vez que Kerby faz esse resgate e dá voz aos seus pares com a participação da Reebok. Entre 2017 e 2018, ele estreou a campanha “American, Also”, que trouxe à luz as histórias de cowboys negros do século 19, destacou o amor negro e tratou da recuperação da narrativa do povo preto.
Agora, Kerby Jean-Raymond também é o vice-presidente de direção criativa da Reebok. Na função, o designer fornecerá liderança criativa para todas as áreas de design. Também estará a frente do programa ‘Produto com Propósito’, que faz parte dos compromissos da marca contra o racismo. Os primeiros produtos sob a direção dele serão lançados a partir de 2022.
“Agradeço esta oportunidade de fortalecer a marca com novas ideias, ao mesmo tempo que me concentro em trazer um senso de propósito social ao trabalho”.