LIGHTBOY é o novo single de Fernando Dalberth, músico e beatmaker da zona sul de Porto Alegre, com produção de Vennessy, também da capital – e já citado pela Mizu aqui. Definir Dalberth como mc ou rapper não é a intenção, mas recomendo que você conheça seus outros trabalhos no trap a partir do seu selo, PROMETEU, bem como seu perfil no Soundcloud.
Ultimamente tenho citado bastante aqui no site sobre o (sub)gênero oriundo do trap, “plug”, que, dada sua originalidade e caráter promissor, vem assumindo papel de gênero, como explica o produtor Vennessy:
“Produzir esse som foi uma experiência inovadora: desde a produção, o beat, até a gravação, o processo de mixagem, masterização. Foi minha primeira produção nesse estilo e muitos não sabem, mas plug não é considerado um gênero a partir do trap, mas que, ao meu ver, está se encaminhando para ser. Acredito que isso pode e deve ter destaque no cenário do rap. Hoje o que mais se destaca dentro do plug são os beats, que tem umas melodias mais expressivas, com timbragens próprias, que acaba por diferenciar-se do trap.”
Dalberth conta que o beat gerou a música e, então, surgiu conceito: “a música é uma vibe” – pontua. “É um momento do dia que te transmite pureza e suavidade”.
https://www.youtube.com/watch?v=lXUmd6uH29M
Em tempos tão difíceis como estes, como seria pisar leve? Eu penso que essa é aquela música para ouvir voltando do trampo, de busão, no conforto de seus nikes (a arte foi realizada pelo @mazze_i, colaborando muito na composição estética do conceito da música).
Esse lançamento demarca um amadurecimento musical de Dalberth, que há muito tempo produz e entende a complexidade de envolver-se no processo de criar músicas, demonstrando mais segurança para tentar possibilidades diferentes e trabalhar com versatilidade. A partir de suas produções, bem como de seu selo, Dalberth se destaca sendo um dos principais nomes da cena local – e que, com muito comprometimento, trabalho e investimento em qualidade, acredito capaz de se tornar um dos nomes nacionais mais originais.
Siga o Dalberth: Youtube, Twitter, Instagram
Indicamos também: Anderson .Paak mostra o vídeo de “TINTS” e confirma tracklist do ‘Oxnard’. Leia aqui.