O Hip Hop em São Paulo nasceu na estação do metrô São Bento. Ali foi o ponto de encontro de pessoas de diferentes realidades, mas com uma vontade comum: se divertir. Os “segredos” desse movimento, iniciado nos anos de 1980, são revelados na série documental produzida pela Pinacoteca de São Paulo e OSGEMEOS (Gustavo e Otávio Pandolfo), dirigida por Vinicius Colé em parceria com a Porqueeu Filmes, Bicho, Tilt e Core.
“Na nossa juventude a gente noa tinha noção do que isso poderia se tornar no futuro, e muita gente noa apoiava nossas opiniões e necessidade de diversão e cultura”, diz Thaíde na abertura do primeiro episódio. “A gente não queria seguir um padrão cultural… a gente queria conhecer a cultura em si.E de repente, depois de tanto tempo, vocês serem quem vocês são e a gente ter esse espaço falando da nossa trajetória, a nossa história. Isso quer dizer que estávamos certo”.
No total serão 4 episódios, sendo aproximadamente 20 minutos cada. Eles foram gravados para revelar “a passagem dos artistas pela história do hip hop no início dos anos 1980 e também as histórias e vivências dos protagonistas que fizeram e fazem parte desse movimento”. Os vídeos também têm a intenção de incentivar outros jovens brasileiros a conhecerem e se aproximarem das manifestações artísticas de rua e seguir na busca de sua própria identidade, podendo até mesmo transformar a sua realidade. É por isso que o material será disponibilizado para a rede de professores e escolas estaduais e particulares.
Os registros foram feitos num cenário que simula um vagão de metrô, construído pelos próprios artistas. É lá que os dois recebem ícones de todos os quatros elementos do Hip Hop: DJ’S (Erick Jay, DJ HUM, KL Jay, Lisa Bueno e Ninja), BREAK (Alam Beat, B-boy Neguin, B-boy Pelezinho, B-Girl Fabi Girl, Nelson Triunfo, Ricardinho), GRAFFITI (Binho, Doze Green, Gueto, ISE, Pran, Soberana Ziza, Speto, Tinho, Venus, Vitché) e os MC’S (Bivolt, Edi Rock, Ice Blue, Jack e Thaíde).
“Desde o início, quando começamos a imaginar a exposição “Segredos”, nossa ideia era produzir uma série de entrevistas na qual fosse possível compartilhar a história de alguns dos principais expoentes da cultura Hip Hop nacional e internacional. Essa minissérie é um projeto super especial nosso com a Pinacoteca de São Paulo. Uma viagem de “trem” ao tempo. Uma troca de aprendizados, histórias e descobertas que transitam entre nossas primeiras vivências com o hip hop quando crianças no Cambuci, por influência das turmas do PORTAL e Fantastic Break, até os dias de hoje. Acreditamos na educação e no poder da arte como transformação. Que essas janelas sejam o começo de uma longa jornada e que possamos dar continuidade a esse projeto”, afirma OSGEMEOS.
O audiovisual é mais um desdobramento da disputada exposição OSGEMEOS: Segredos – em cartaz até 09 de agosto de 2021 na Pinacoteca de São Paulo.