Durante a Semana Internacional de Música de São Paulo (SIM SP) os representantes da oi e do Oi Futuro participam de painéis e da banca do pitch de festivais brasileiros. O Oi Futuro está na programação apresentando resultados do Programa ASA (Arte Sônica Amplificada), que fomenta a atuação das mulheres no ecossistema da música, e lançando a Aceleradora LabSonica, que vai selecionar artistas de todo o Brasil em 2020 para receberem mentorias para desenvolvimento de carreira.
Ao longo dos anos a Oi tem atuado como catalisador criativo, impulsionando pessoas através das artes, estimulando a cocriação e promovendo o acesso à cultura na era digital, por meio de seu instituto de inovação e criatividade, o Oi Futuro. Uma das salas da SIM recebe o nome de Sala Oi LabSonica, onde produtores, artistas, jornalistas e outros profissionais discutem tendências e novidades da indústria da música.
O Projeto do Oi Futuro com o British Council, em parceria com as instituições britânicas Lighthouse e Shesaid.so, tem capacitado profissionais femininas através de curadorias, workshops e formações, aumentando assim sua atuação no mercado musical. Por essa contribuição à sociedade foi indicado ao Prêmio SIM 2019 na categoria Projeto do Ano.
Na sexta-feira, 06, às 14h, na Sala de Debate, Zélia Peixoto, produtora cultural do Oi Futuro, media conversa com participantes do ASA. Julie Sousa, Cris Campos, Angélica Duarte, Patricia Rodrigues e Julia Ricciardi, Taz Mureb, Maria Clara Coelho, Belle Nascimento, Laura Canabrava, Érica Alves, Fernanda Lemos compartilham experiências e projetos desenvolvidos no programa e impacto em suas carreiras.
Ainda no dia 06, às 18h, na Sala Oi LabSônica, Zélia Peixoto também media a mesa sobre cases de iniciativas gatilhos que agitam uma cena: começaram em um grupo pequeno e criaram um novo movimento cultural, transformam uma cena ou a identidade de uma cidade. Participam Daniel Jesi (#30dias30beats/PB), Glenn Dickie (Sounds Australia/ Austrália), Yuliana Osorno (Ruta N/ Colômbia), Gonçalo Riscado (MIL, Jump!/ Portugal), Merlijn Poolman (Nightcouncil de Groningen/ Holanda), Natalia Cunha (Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo/ SP).
Na Sala Jardel Filho, no dia 6/12, às 17h, Roberto Guimarães (gerente executivo de cultura do Oi Futuro) discute sobre como marcas e grandes empresas usam o potencial artístico e de comunicação da cena musical para contribuir com a construção de um futuro melhor. Ricardo Dias (AMBEV/ SP), Pedro Tourinho (MAP Brasil/SP), Silvia Camargho (Calvin Klein/ SP), Samantha Almeida (Ogilvy/ SP) e Carolina Teixeira (Doritos, Pepsico/SP) também participam do painel, que tem mediação de Coy Freitas (Consultor estratégico/SP).
No dia 07/12 (sábado), às 17h30, na Conecta Sympla, a profissionalização dos podcasts como meio de comunicação no Brasil é discutida por criadores de conteúdo com participação de Julie Sousa, do PodSIM. Criado na primeira edição do ASA, o PodSIM é a primeira central de podcasts produzidos e apresentados exclusivamente por mulheres no país. Sob mediação de Patrick Tor4 (Rádio Frei Caneca/ PE), Kellen Bonassoli (ABPod – Associação Brasileira de Podcasters/ SP), Fabio Silveira (FastForward/ RJ) e Isadora Almeida (Vamos Falar Sobre Música?/ SP) também participam.
No mesmo dia, às 18h, o Oi Futuro lança a Aceleradora LabSonica. Constança Scofield (Aceleradora LabSonica/RJ), Felipe Rodarte (Aceleradora LabSonica/RJ), Iuri Freiberger (Gramo Design Estratégico/SP), Yuri Chamusca (Oi Futuro/RJ) falam sobre o novo programa do Oi Futuro, que vai selecionar artistas de todo o Brasil para mentoria de carreira e residência artística nos estúdios LabSonica.
Indicamos também: Madlib & Oh No são os The Professionals; o #1 álbum deles chega em 2020. Leia aqui.