Assim como foi feito em 2016, a redação do RAPresentando escolheu quais serão os discos inéditos nacionais mais aguardados – por nós – em 2017. De novatos, como Froid, a veteranos do grupo RZO, muitos lançamentos prometem agitar o cenário do Rap Brasileiro.
Esta é a nossa lista dos álbuns que mais estamos na expectativa para ouvir:
#17. RAPadura – S/N
A única coisa que se sabe é que RAPadura está trabalhando. Em dezembro, ele soltou nas redes sociais a prévia de uma música que estava sendo produzida em Berlin. O MC mais original do Brasil, também revelou parceria com o Mundo Segundo, de Portugal. O single “Baião de Dois” é outro sinal de que RAPadura prepara novidades para 2017. Aguardemos.
#16. COSTA GOLD – S/N
Odiados por uns e amados por outros, o Costa Gold se tornou um dos principais nomes do rap brasileiro há uns dois anos. Depois do sucesso do disco
#15. RZO – S/N
Mesmo sendo adiado sem uma previsão oficial, o novo álbum de estúdio do legendário grupo RZO deve sair até o final do ano. Até o momento dois singles agitam os fãs: “Paz em meio ao caos”, parceria com Bone Thugs-N-Harmony, e “Jovens a frente do tempo”, que pela sonoridade atual do Trap caiu no gosto do público. Na realidade, o verdadeiro destaque está na letra.
#14. 3030 – Alquimia
A cada lançamento, os cariocas do 3030 ganham mais destaque no cenário nacional. Com uma sonoridade impar, eles conseguem explorar a mistura de vários estilos músicais em canções sobre conflitos do ser humano em instrumentais melódicos. O primeiro single, “Procuro Um Lugar”, estreou com um clipe filmado inteiramente com câmera de celular, registrando um pouco do dia a dia do grupo passando por várias cidades do Brasil.
#13. INGLÊS – S/N
O debut Nova Época (2015) colocou o rapper de São José dos Campos, Felipe Inglês no mapa do rap brasileiro e o colocou como um dos grandes letristas dessa nova geração. O seu segundo álbum está em fase de produção e já conta com o incidental single “Farol”, um dos melhores audiovisuais de 2016.
#12. OUTRA LEI – Outra Lei
A expectativa é grande para um álbum colaborativo que reúne três dos grupos de maior ascensão no cenário nacional: 3030, Cacife Clandestino e PrimeiraMente. Batizado de ‘Outra Lei’, o projeto tem na pista os audiovisuais “Cabelo em Pé” e – a inspiradora – “Ainda Hoje”.
#11. DIOMEDES CHINASKI – Iluminuras
Em 2016, o pernambucano Diomedes Chinaski provou que ousadia é tudo. Após bagunçar a cena com a diss “Sulicídio”, o rapper mostrou que não estava de brincadeira. Um talento bruto “escondido” foi descoberto. Hoje, com as atenções voltadas a cada palavra sua, ele surpreende a cada nova música. E seu próximo álbum é um dos trabalhos mais desejados pelo público do rap.
#10. MARECHAL – VVAR (Vamos Voltar a Realidade)
Ainda não perdemos a esperança de que o aguardadíssimo primeiro álbum solo do MC Marechal sairá um dia. O projeto vem sendo trabalhado e empurrado há quase uma década, mas depois da promocional “1º de Abril”, lançanda em 2016, VVAR (Vamos voltar a realidade) enfim pode estar perto de ser finalizado e chegar às ruas em 2017.
#9. FROID – S/N
Revelação de mais destaque do rap brasileiro em 2016, Froid (Um Barril de Rap) prepara seu primeiro álbum solo. O disco em fase de finalização está sendo produzido por LK, do 3030, e sairá pelo selo Novo Egito. Dono de um olhar único sobre conflitos pessoais e da sociedade, o rapper brasiliense deve figurar entre os principais lançamentos do ano.
#8. ConeCrewDiretoria – Bonda da Madrugada Pt. 2
O disco é aguardado há três anos e já rendeu os hits singles “Rap, Cerva, Erva e Muita Larica” e “All In Gang”. Papatinho recentemente liberou a tracklist, e a capa do disco também já foi revelada. Pelos bastidores divulgados nas redes sociais dos integrantes é possível que saia mais um single em breve: “Vai Dar Caô” parceria com MC TH.
#7. PRIMEIRAMENTE – S/N
Um dos principais nomes da nova geração, PrimeiraMente se destaca pela agressividade das rimas de Raillow e Leal, e um forte discurso crítico de Gali. O segundo álbum do grupo paulista promete cair como uma bomba na cena. Segundo infos, o trabalho já está finalizado e deve sair ainda no primeiro semestre de 2017.
#6. PROJOTA – #AMADMOL (A milenar Arte de Meter o Louco)
Nome mais popular do rap brasileiro no último ano, Projota inicou a produção do seu segundo álbum de estúdio. Depois de ganhar disco de ouro com o CD Foco, Força e Fé (2014) e pelo DVD 3Fs ao vivo, o projeto intitulado #AMADMOL (A milenar arte de meter o louco) deve ganhar collabs de peso do mainstream para repetir o sucesso. No final de 2016 foi divulgado o primeiro single, “Rebeldia”.
#5. KAROL CONKA – Ambulante (Título provisório)
A rapper tombou o mainstream em 2016, e obviamente seu segundo álbum é um dos mais esperados pela mídia brasileira. Intitulado Ambulante, o registro já possui os hits “Tombei” e “Maracutaia”, e ainda deve ganhar um single polêmico falando sobre sexo oral.
#4. HAIKAISS – Teto Baixo
O novo álbum do Haikaiss chegará muito em breve e promete causar estrago na cena assim como fez o primeiro single “A Praga”. Em seu segundo álbum oficial, o grupo paulista deixa de lado a sonoridade underground para mergulhar fundo na onda da trap music.
#3. MARCELO D2 – Mulato (título não oficial)
Em seu Instagram, Marcelo D2 indicou que começou a trabalhar no seu próximo álbum junto com o produtor Nave, seu parceiro em hits como “Desabafo” (2008) e “Eu já Sabia” (2012). Provavelmente o disco chamado de Mulato sairá no final do ano pela Universal Music, já que o artista que era da EMI teve seu contrato migrado pela aquisição da gravadora.
#2. CORUJA BC1 – N.D.D.N
“Avisa ai N.D.D.N vai chega pra cala a boca dos trouxa, e manda OMB’s pro RH!”, dispara Coruja BC1 no single “Passando a Limpo”, lançado no final de 2016 e que aumentou o hype do MC paulista na cena e o colocou como uma das grandes apostas do rap brasieliro em 2017. Seu segundo álbum intitulado N.D.D.N será colaborativo com Skeeter Beats. A junção não poderia ser melhor, um beatmaker de mão cheia X um dos melhores rimadores da atualidade.
#1. DON L – S/N
Com uma métrica apurada e uma lírica afiada, Don L é daqueles músicos que lança um som por ano, mas que vale pelo ano inteiro. Em 2016 foi o single “Chapei” collab com Lay, e que aumentou a expectativa para o seu primeiro álbum solo – sucessor da aclamada mixtape Caro Vapor / Vida e Veneno de Don L (2013). Segundo infos do próprio artista, o projeto inédito está em fase de finalização. Na semana passada Don L estava em Floripa, e o produtor local GOSS revelou que estava produzindo uma faixa do rapper. Então o disco está mesmo em andamento e pode sair em breve.