Estamos vivendo um momento em que a moda de rua (streetwear) influencia diretamente as passarelas – e não mais somente o contrário.
A minha ideia com “Moda para Curiosos”, meu quadro de moda para o Youtube, é para aproximar a temática de mais pessoas, estudando as linguagens, referências e formas de artes utilizadas, para que mais pessoas possam se inspirar e se expressar.
Meu primeiro vídeo se trata de reações e análises de 5 desfiles da Paris Fashion Week Men F/W, ou seja, de moda masculina, que corresponde ao outono-inverno deles. A ideia é que as pessoas não se limitem à ideia de gênero das roupas, podendo se inspirar de formas bem amplas no que diz respeito às vestes, bem como adaptá-las ao nosso clima tropical.
Na primeira parte do vídeo, eu analiso a grife Rhude, em colaboração com a McLauren e homenagem à Fórmula 1 e cito também referência à grife Dries Van Noten. Além disso, analiso Andrea Crews e suas ideias de inserir sustentabilidade à grife, recriando peças a partir de outras.
Já na segunda parte, falo um pouco sobre inspirações no desfile da Dior, com colaboração com o artista Peter Doig e pinturas que trouxeram inspiração para a coleção e também cito referência de outra grife chamada Officine Generale. Também analiso a VETEMENTS, que trouxe mais de 100 peças na sua coleção com elementos bem ousados em suas composições, em que referencio inclusive Blade, filme clássico dos anos 80 e cito os chamados croppeds – ou barriga de fora – como ideias para compor o visual.
Finalizo a análise citando a Louis Vuitton e o verdadeiro filme que representou o desfile, com inspiração do ensaio de James Baldwing, “Um Estranho no Vilarejo”, em analogia sobre ser negro em espaços majoritariamente brancos. Há também a presença no desfile do músico Saul Williams, que recita o ensaio, e de Mos Def, que foi responsável por performar um show. O stylist que assinou o desfile foi Ib Kamara.
Me conta um pouco sobre sua relação com a moda e quais vídeos você gostaria de ver no “Moda para Curiosos”. Vamos conversar mais sobre esse universo! Bora sonhar junto comigo?
Foto: Louis Vitton