Depois de passar por uma fase tensa, morando fora da área onde cresceu, no Morro do Chaves em Barros Filho, Rio de Janeiro, Iéti pegou a caneta e começou a desenrolar as ideias do segundo volume de Rimas Sobregelo. Diferente do anterior que narra a noite boemia da Lapa, no centro do Rio, neste as crônicas tem a madrugada em Madureira, “um dos berços do samba, do funk, da doidera”.
“O processo de desenvolvimento começou quando eu e o öjwlio trocamos uma ideia sobre o contraste da Zona Norte do Rio em dias de movimento, como na hora do rush e quando não tem nada. Mas principalmente como é a sensação de ir morar em outro bairro e depois voltar pra área onde tu cresceu. Tudo começa a ser construído a partir das lembranças mais importantes. Daí quando vi já estava com as 6 letras prontas”, diz ele.
Assim como no volume 1, “RSG Vol. 2” é sucinto, mas coerente. Porém, a estética está um pouco mais “suja” e denso, propositalmente para refletir o ambiente retratado: a rua. É por isso que faz alusão no título à cerveja, que na gíria carioca é o gelo. Mas não é somente a ela. Refere-se também à frieza que as relações modernas têm gerando, ao senso de individualismo, medos, ansiedades e paranóias criadas quando se vive no caos.
Para estruturar os instrumentais, produzidos por SH1FT, öjwlio, Lessa Gustavo e Cs Loverboy, o MC foi buscar referências no samba e nos raps mais undergrounds e experimentais. “Ouvi muito Bezerra da Silva, uns discos de rap daqui que pra mim são consagrados tipo o ‘Esse é meu reino’ e o ‘Corpo Fechado’, do Gutierrez, e da gringa eu resgatei umas paradas sujonas, tipo os trampos do Da$h e do Kid Cudi, em especial “Man on The Moon II”, e também do Indicudi”.
Diferente do anterior, Iéti está acompanhado em todos os sons. As participações dão peso e, ao mesmo tempo equilíbrio, ao EP, que não se encaixa nos padrões que estão em alta no rap atualmente. Corre por fora para entregar uma experiência musical distinta.
“Eu quis vozes de força. Começamos com a voz R&B do NEVS, para mostrar fragilidades e aceitações, e encerramos com a voz feminina da Amanda Sarmento, falando sobre saudade e da necessidade de seguir em frente. Marcão Baixada, Lessa Gustavo, diniBoy, Shamilla e Pedro Saci também somaram muito no projeto”.
A estreia de “Rimas Sobre o Gelo Vol. 2” (pre-save AQUI) nas plataformas de música digital será nesta sexta-feira, 08 de outubro. Antes de chegar às ruas, alguns convidados poderão conferir o EP na audição exclusiva que vai acontecer hoje, dia 6 de outubro, na Lapa (RJ). O Set será comandado por diniBoy, SH1FT, Diaz, N40 T3M Jeito e Africanoise.
Fotos: Rafael Rodrigues