Já admirado pelos Djs e produtores da Europa e América do Norte, o funk brasileiro está conquistando mais espaço em outras partes do planeta. E Jefferson Christian dos Santos Lima, o MC Bin Laden, de 23 anos, é um dos responsáveis. Autor do hit “Tá tranquilo, Tá favorável”, o funkeiro paulista foi adicionado ao casting da True Panther Sounds.
Baseado em Nova York, nos Estados Unidos, o selo independente é responsável pelos trabalhos de ABRA, London O’ Connor e King Krule. O primeiro projeto “internacional” do MC Bin Laden é o EP É GRAU, programado para ser lançado em 12 de maio nas plataformas digitais e 23 de junho em versão física, inclusive vinil – um feito inédito para o funk brasileiro.
Na pequena review que fez da música É Grau Olha pra traz e dá tchau, o Pitchfork relembrou que o nome artístico do MC não o favoreceu, quando ele tentou e não conseguiu o visto para suas primeiras apresentações na América do Norte. A crítica de Alexander Iadarola também fez elogios a produção do Dj Mano e a habilidade de Bin Laden transformar situações negativas do cotidiano em algo “positivo” e engraçado.
Com o single “Bololo Haha”, o MC Bin Laden tornou-se popular nas ruas de São Paulo. Ele também recebeu o apoio de dj’s e produtores internacionais atraídos por sua música progressiva e desconstruída. “Tá Tranquilo, Tá Favorável” fez a carreira do MC ascender. Virou celebridade.
O EP é GRAU terá seis faixas. Entre elas, as músicas mais populares de MC Bin Laden. A arte da capa foi desenvolvida por J.R. Ewing do Seattle & Jazz Wilton.