Os sistemas de som brasileiros foram um dos responsáveis por disseminar o reggae pelo país. Tudo começou no Maranhão, na década de 1970, com os paredões de falantes, batizados de radiolas. Mas a notoriedade só ocorreu nos anos 2000 com as caixas do Dubversão Sistema de Som, em São Paulo.
O tempo passou e o movimento cresceu. Tornou-se parte da cultura musical tupiniquim, influenciada pelos jamaicanos. A expansão foi tão grande que os pesquisadores e seletores (DJs) Daniella Pimenta e Natan Nascimento decidiram fazer um livro com o primeiro levantamento relacionado às festas de sound system. O DOC Sound System Experience mostra como elas são realizadas.
“A ideia não é fechar uma lista: pronto, esses são os sistemas daqui, até porque existem mais sounds além dos que aparecem no catálogo, e outros sendo construídos neste exato momento. Essa é uma cultura orgânica, viva, que não para”, diz Daniella.
No catálogo “Mapa Sound System Brasil” estão elencados mais de 120 sistemas de som brasileiros inspirados na Jamaica. O número de sistemas existentes é maior do que o total levantado, mas mostra a dimensão do que está sendo feito nas diversas regiões do Brasil.
“O catálogo não tem a pretensão de ser um guia definitivo do sound system nacional”, observa. “O nosso objetivo é levar para o leitor – brasileiro e de fora do país – um panorama visual mais geral da movimentação da cultura de sistemas de som de reggae em moldes jamaicanos no Brasil. Queremos trazer uma amostragem – a mais acurada possível – do que vem acontecendo por aqui”.
Iniciado em 2015 no blog Groovin Mood, o Mapa Sound System Brasil ganha uma versão impressa ilustrada com depoimentos de artistas locais, do jamaicano Walshy Fire, da dupla Major Lazer, e do produtor caribenho radicado na Europa Mad Professor. O lançamento será na Casa Brasilis, em SP, no dia 29 de junho.
SERVIÇO
Lançamento Mapa Sound System Brasil
29/6/2019, sábado, das 16h às 21h
Entrada gratuita – classificação livre
Local: Casa Brasilis – Rua Clélia, 353 – Pompeia – SP/SP
*Foto: Miguel de Castro
Indicamos também: “Wata”, da Indee Styla, aborda a luta das mulheres contra a violência. Leia aqui.