A Khruangbin é uma banda ímpar. As referências de Laura Lee Ochoa (baixo), Mark Speer (guitarra) e Donald “DJ” Johnson (bateria) vão do surf-rock do leste asiático, passando pelo funk persa e o dub jamaicano. Sempre há uma surpresa. Assim aconteceu com o EP “Texas Sun“, que o trio fez junto com Leon Bridges. Antes desse, eles apresentaram “Con Todo El Mundo” (2018) e estrearam com “The Universe Smiles Upon You” (2015).
O próximo objetivo da Khruangbin é subir mais um degrau com “Mordechai”, que diferente dos anteriores, praticamente instrumentais, terá participações vocais em quase todas as músicas. A mudança será gigantesca. É um caminho “em direção a um novo senso de franqueza emocional, sem perder o espírito nômade que faz parte da identidade dos três. O single “Time (You And I)” dá um vislumbre sobre o projeto. Ele evidencia a sensação de um festival chegando às suas horas finais. O vídeo que o acompanha, apresenta Stephen K. Amos e Lunda Anele-Skosana, que colocam castelos de areia em cenários de Londres.
Toda essa transformação começou com o retorno para Houston, a cidade natal deles, para começar a trabalhar no disco. Mas eles também estavam determinados a desacelerar, tirar um tempo e construir algo juntos.
É uma lição que Lee aprendeu recentemente com a ajuda de um novo amigo, um quase desconhecido que se aproximou quando ela se sentia particularmente despreocupada, convidando-a a caminhar com a família dele. Naquele dia, quando todos se encaminharam para uma distante cachoeira, Lee sentiu uma clareza crescente sobre a importância de apreciar a jornada, em vez de se apressar em direção ao destino. Finalmente, quando chegaram à cachoeira, o amigo pediu que ela desse um salto – comparado a um batismo. Quando pulou, ele gritou o nome dela, o nome completo. Naquele instante, Laura Lee Ochoa disse que renasceu. Ela saiu das águas sentindo-se liberta, agradecida pelo que o amigo tinha mostrado. O nome dele era Mordechai.
Quando as músicas começaram a ser produzidas, o grupo descobriu espaços que só poderiam ser preenchidos por vocais. Lee descobriu que tinha algo a dizer. Deixar essas palavras soarem deu a Khruangbin uma profundidade temática. O principal desses temas é a memória; segurando-a, deixando-a ir, nomeando-a antes que desapareça. Para seus membros, “mais do que tudo, Mordechai se tornou uma celebração de Houston, um elo cultural onde você pode ouvir do country e zydeco, trap ou ópera avant-garde em qualquer noite. É um retrato tirado ao longo de grande jornada – um momento ainda mais bonito por sua impermanência.”
Aos poucos a banda divide o que está por vir. “So We Won’t Forget” é a segunda amostra, que também ganhou um vídeo dirigido por Scott Dungate. “A memória é uma coisa poderosa”, dizem.“Agora, mais do que nunca, é importante dizer às pessoas que você as ama, para que elas não se esqueçam”.
Junto com esses 2 singles, a Khruangbin também apresentou o AirKhruang, sua ferramenta geradora de playlists para voos, que oferece aos fãs uma plataforma de curadoria musical quando a viagem não é possível. “Shelter In Space” envia os ouvintes a uma viagem musical da segurança de suas casas, utilizando as tecnologias do Spotify para gerar playlists personalizadas, definidas para uma atividade escolhida pelo usuário.
Indicamos também: Será que esse é o “Começo do Fim”? A Lumière passa a visão. Leia aqui.