O N.W.A entrou para a seleta lista dos membros do Hall da Fama do Rock. A introdução do grupo de Dr. Dre, Eazy E , Ice Cube , MC Ren e DJ Yella foi feita por Kendrick Lamar em cerimônia realizada na noite desta sexta-feira, 08, no Barclays Center do Brooklyn.
Ao discursar, o MC de Compton falou da particularidade dos membros do N.W.A e explicou como as letras deles influenciaram sua música e o hip-hop em geral. “Eles trazem a vida da cidade para o primeiro plano e chamam a atenção do mundo para as nossas realidades”, disse. “Mesmo eu, olhei em volta e vi pessoas falando do N.W.A. Meus primos, meus tios, a rapaziada de Compton, os caras da Crip ou da Piru. Todos estavam influenciados. Isso é verdade, vocês provavelmente não sabem sobre isso – estão me olhando como se eu fosse louco. Mas eles sabem! Fomos influenciados e todos tinham uma profunda impressão”.
Rejeitados por três vezes, na concorrência à introdução, o coletivo de Compton teve de superar Janet Jackson, The Smiths, Nine Inch Nails, Chaka Khan, Yes, Chic, the Cars e the JB’s. Deep Purple, Chicago, Steve Miller e Cheap Trick também foram inclusos no Hall da Fama do Rock. O evento, que teve performances surpresas de David Byrne (com o Roots) e Sheryl Crow (com Grace Potter), será transmitido pela HBO nos próximos dias.
Leia o discurso de Kendrick Lamar:
“N.W.A., cara. Eu disse, N.W.A.! O que fazer, parceiro. O grupo mais perigoso do mundo. São os cinco membros que eu me lembro de ter um papel central enquanto eu ainda estava me formando, é isso.
Primeiro, DJ Yella Ye. Ah? Ah? Hip-hop, nós temos em Compton. Sua personalidade, carisma não tem sido derramado apenas nas pessoas que estão ao seu redor, mas é mostrado sempre que ele fica atrás dos toca-discos nas produções, fornecendo algumas quebras, cortes, scratching, que só a elite – eu disse elite – dos MCs de Compton podm falar sobre, você entende isso? Quando o meu mano Yella deixa cair a agulha, você sabe que é hora de começar a tomar espaço, certo? Certo?
MC Ren, o filho da p*** – Eu posso xingar? MC Ren, o vilão filho da p***! O nome não é apenas auto-proclamaçao. Isso foi comprovado cada vez que ele pegou o microfone. Letras pesadas que não só tirou você do lugar, como o fez sentir que estava recebendo porradas na cabeça através da p**** dos alto-falantes, você absorve isso? Um verdadeiro código vermelho cada vez que ouvíamos suas rimas, você pega isso, então não era nada, mas honestamente, falo com o verdadeiro tom de um residente de Compton: MC Ren, acredite nisso, garoto. É isso.
Cube! Onde você está? Eu disse Ice Cube? Gênio contador de histórias. Cada ideia falava sobre os nossos lugares. Ele entregava imagens detalhadas, que você tinha um pequeno vislumbre de como ele cresceu na cidade de Compton, você entende o que estou dizendo? Cube sempre provando ser um dos maiores MCs e, em um nível pessoal, no meu primeiro álbum, você foi o exemplo de como eu iria abordá-lo. Isso é real, você entende o que estou dizendo, por isso, o saúdo.
Doc Dre! Dr. Dre! O cientista! O perfeccionista. O produtor extraordinário. Meu mentor. Você entende o que estou dizendo? Esse cara aqui me ensinou muito, tanto quanto nunca ficar satisfeito com o trabalho, dentro e fora das gravações. Se eu estou no microfone, ou sem ele, Dre sempre me ensinou. Número dois, certifique-se de cuidar de sua música e de sua família a cada dia. Eu nunca esqueço as palavras, você entende o que estou dizendo? Desde o primeiro dia que me encontrou, você sempre me deu a energia, dizendo: “Superstar!” Você nunca me chamou de Kendrick Lamar. Assim que me fez acreditar e saber que eu estava fazendo a coisa certa, e então eu fazia. Agradeço-lhe por isso, sempre.
Com isso dito, não só a nível pessoal, quando eu conheci o Dre, foi muito antes de eu realmente conhece-lo pessoalmente, foi na música, você entende o que eu estou dizendo? Então deixe-me dizer isto. Dre proporcionou ao N.W.A. trilhas sonoras de alto nível para letras pesadas. Você nunca poderia pressiona-lo a mostrar o trabalho sem ter um par extra de alto-falantes Kenwood. Você sabe o que eu estou falando, woofers! Você sabe o que eu estou dizendo? Tweeters! Você entende. Cada hi-hat e bumbo fazem você “quebrar o pescoço”! Eu acredito que Andre foi um dos maiores produtores do nosso tempo, e ainda é hoje. Acredite. Isso é real.
Por último, mas não menos importante, o lendário, o falecido grande Eric “Eazy-E” Wright. Ele era um verdadeiro chefão. Um homem de negócios, um artista incrível. Sua persona foi inigualável. Sua confiança falou com abundância. Seu tom agudo falou com as nações ao redor do mundo, todos vocês. Não havia voz melhor. Ele é o guardião da realidade do rap. Ele é a razão pela qual eu estou orgulhoso de estar neste palco e representar Compton. Ele é a razão pela qual estamos orgulhosos de ter canções como “Dope Man” e “Express Yourself”. Eu digo: “Fuck tha Police”,” “Express Yourself”! “Boyz-n-the-Hood”. Estes são os registros que fizeram L.A. conhecida em todo o mundo. Ele foi apelidado de gangsta rap, mas para mim foi um olhar intimista sobre o que estava realmente acontecendo na nossa comunidade em Los Angeles e, particularmente, em Compton.
Chuck D disse uma vez que o rap e o hip-hop foram a CNN negra. O N.W.A. representa ao máximo, estou certo? Eles trazem a vida da cidade para o primeiro plano e chamam a atenção do mundo para as nossas realidades. Mesmo eu, olhei em volta e vi pessoas falando do N.W.A. Meus primos, meus tios, a rapaziada de Compton, os caras da Crip ou da Piru. Todos estavam influenciados. Isso é verdade, vocês provavelmente não sabem sobre isso – estão me olhando como se eu fosse louco. Mas eles sabem! Fomos influenciados e todos tinham uma profunda impressão. Alguns entendiam que eles estavam tentando matar pessoas. Para ser claro, ser muito claro, o fato de que um grupo famoso pode olhar apenas como um de nós e se vestir como um de nós, falar como um de nós, provou para cada criança no gueto que você pode ser bem sucedido e ainda ter importância ao fazer seu trabalho.
Isso foi o N.W.A. Essa era a sua verdadeira mensagem. E, eu sei que todos e cada um deles falaram que nunca quiseram ser modelos, mas olhe… A primeira vez que eu vi o busto de Eazy através da tela em “We Want Eazy,” eu senti como se cada um deles fossem super-heróis negros de onde eu venho. Porque, como eu disse, as pessoas da nossa comunidade estão na tela da televisão, estão em prêmios, e ainda tem uma voz que é real para você. Então, façam algum barulho, porque essa é a coisa mais realista.
Mas como você sabe a história, muita gente disse que era gangster. Era demais para eles. Mas, para mim, era honesto. Então, eu vou considerar isto. O gangster simboliza uma confusão que você usa para mudar a sua realidade. O verdadeiro significado do gangster é ser capaz de mostrar o que é preciso para ser o maior grupo de música do mundo. Ser gangster é formar selos emblemáticos: Ruthless Records, Death Row, Aftermath Records. Ser gangster é sair do nada para se tornar uma estrela de cinema, um produtor de cinema e ter o seu próprio filho no jogo fazendo uma retrospectiva da sua carreira, Straight Outta Compton. Ser gangster mudou a forma de como as pessoas ouviam música. Ser obcecado com o som que você cria em seus próprios fones de ouvido e forçam as pessoas e os fãs ao redor do mundo a ouvir profundamente, interferindo na maneira que você ouve, entende? Ser gangster é fazer parceria com as maiores empresas de tecnologia e lançar um serviço inovador de música.
Então, agora, depois de 30 anos, o ser gangster está sendo introduzido ao Rock & Roll Hall of Fame. Senhoras e senhores, sem mais delongas, meus bons manos, N.W.A.!
*com informações da Rolling Stone EUA
Fotos:Theo Wargo (Getty Images) e Jeff Kravitz (FilmMagic)