Nascido no Brooklyn, em Nova York, o produtor Jneiro Jarel tem mais de 20 anos de carreira, tendo colaborado com MF DOOM, Thom Yorke, Damon Albarn, BadBadNotGood, Beth Gibbons de Portishead, Kimbra e Khujo Goodie (Dungeon Family). Seu trabalho é inovador por mesclar diferentes sonoridades, inclusive a brasileira.
Há 2 anos, ele estava na Costa Rica finalizando os registros do álbum “After A Thousand Years”, quando teve um acidente vasculhar cerebral isquêmico (AVC). Sem condições financeiras para ser transferido aos Estados Unidos para receber tratamento, a esposa dele teve de criar um financiamento coletivo para cobrir os custos do transporte médico especial. Assim, o lançamento do LP foi suspenso, mas Jarel conseguiu os cuidados de que precisava e agora está se recuperando. “Banana Peel” (Cáscara de plátano) é o primeiro single dele depois o AVC.
Com a parceria de Masauko Chipembere (que já trabalhou com RZA do Wu-Tang Clan e Ladybug Mecca do Digable Planets), Jneiro Jarel apresenta uma música vibrante, suingada, com referências musicais ao tropicalismo da Costa Rica e do Brasil, mescladas com o jazz de Nova Orleans.
Para fazer “After A Thousand Years”, que ganha o mundo no final de 2020, o produtor também recebe contribuições do lendário multi-instrumentista Bill Summers, famoso por seu trabalho com Herbie Hancock, Quincy Jones e Eddie Henderson.
Indicamos também: A ginga latina do Buena Onda Reggae Club mantém o baile quente. Leia aqui.