Buscando uma resposta nos ensinamentos ancestrais para ter um direcionamento sobre qual caminho tomar em meio ao caos, as gêmeas cubanas Lisa-Kaindé e Naomi Diaz, que formam o Ibeyi, foram atendidas com a letra de “Made of Gold”.
A inspiração veio do “Livro dos Mortos do Antigo Egito”, onde elas se depararam com um poema intitulado ‘Encantamento 31’. Isso despertou nelas os poderes divinos de Ibeji, que na religião iorubá é um orixá representado por gêmeos. Eles são mestres da percepção e uma personificação da verdadeira harmonia, sendo uma força espiritual da natureza.
Para acompanhá-las na música, as irmãs convidaram o rapper Pa Salieu. Ao lado da Ibeyi e dos irmãos Ebinum, ele faz parte de um vídeo com estética afro-futurista, forte e simbólico. Lisa-Kaindé e Naomi foram responsáveis por criar todo o conceito e direção ficou sob a responsabilidade de Daniel Sannwald.
“ Enquanto estávamos criando as camadas dos backing vocals, podíamos sentir que estávamos fazendo contato com nossos ancestrais, e o que estávamos registrando convocava os brujas e nossos ancestrais para seu conhecimento antigo”, diz Lisa-Kaindé. “Made of Gold’ tem a ver com a conexão com o conhecimento de nossos ancestrais, com as verdades do passado e o poder do antigo”.
Toda a estética visual é inspirada na pintura de Frida Kahlo, “El abrazo de amor de El Universo, la tierra (México), Yo, Diego y el señor Xólotl”. Envolta nos braços da Mãe Natureza, Naomi é a rainha do trovão, uma referência ao seu deus iorubá, Xangô, e Lisa-Kaindé é a rainha das águas, remetendo à sua deusa iorubá, Iemanjá. Já Pa Salieu emerge do céu para se juntar ao sol e a lua.
A canção mostra como virá o terceiro álbum delas, previsto para 2022, que começou a ser produzido em Londres no início de 2021. “Nosso terceiro álbum nos verá transmitindo nossa reconexão com esse poder e canalizando essa magia em nossa nova música”.
Foto: Rafael Pavarotti