Ao longo de 5 décadas do Hip Hop foi registrada por diferentes lentes. Sejam coloridas ou preto e branco, essas imagens são fundamentais para mostrar a essência dessa cultura estabelecida por negros e latinos nos guetos dos Estados Unidos e exportada para o mundo. Barron Claiborne, Jamil Gs, Martha Cooper, Janette Beckman Danny Clinch, Eric Coleman, Joe Conzo, Brian B+ Cross, Jack McKain, Estevan Oriol, Jorge Peniche, Ithaka Darin Pappas, Dana Scruggs and Jamel Shabazz são apenas alguns dos responsáveis por contar a história através de fotografias.
Algumas delas estão expostas no Museum Of Pop Culture (MoPop), em Seattle, nos EUA. Intitulada “Contact High: A Visual History of Hip-Hop”, a mostra reúne mais de 170 imagens para celebrar a evolução do hip-hop, conectando o público com as principais experiências, personalidades e lugares que o moldaram. A curadoria é de Vikki Tobak, autora do livro fotográfico CONTACT HIGH: A Visual History of Hip-Hop, com direção criativa do Fab 5 Freddy
Na sua passagem por Seatte, o publicitário Cristiano Alves visitou a exposição e fez algumas fotos com exclusividade para o RAPresentando. É possível encontrar panfletos de batalhas de rap dos anos 80; manuscritos de Tupac Shakur, figurinos de Sha-Rock, The Notorious B.I.G. e MF DOOM; e folhas de contato para sessões de fotos, oferecendo uma visão dos bastidores da arte, habilidade e alegria envolvidas na criação e captura de alguns dos momentos mais lendários da música.
Quem não puder ir à exposição, que fica aberta até janeiro de 2024, pode ter acesso Hip Hop Collection, uma coleção permanente do MoPOP que inclui panfletos de hip-hop, moda, vinis clássicos, manuscritos, letras manuscritas, fotografias, materiais de graffiti e instrumentos técnicos. O desenvolvimento da coleção do museu também destaca o hip-hop como um fenômeno da cultura popular global que abriga itens de filmes relacionados, histórias orais e televisão.
Fotos da exposição