Há 6 anos a Hiatus Kaiyote começou a desenvolver o álbum “Mood Valiant”, programado para o dia 25 de junho pelo Brainfeeder, selo do Flying Lotus, que também tem o Thundercat no casting. As bases foram estruturadas ao longo da turnê de “Choose Your Weapon” (2015). Em 2018, os instrumentais já estavam prontos para que a vocalista Nai Palm colocasse a voz. Mas, durante uma breve passagem pelos EUA, a líder da banda australiana foi diagnosticada com câncer de mama – a mesma doença foi responsável pela morte da mãe da cantora. Rapidamente, ela retornou à Austrália para ser submetida a uma mastectomia. Pela rapidez no tratamento, a vida dela foi salva.
“Quando você acha que sua vida será tirada de você, isso te faz pensar em quem você é”, diz Nai. “Acho que depois do susto do câncer de mama, decidi que precisava provar para a vida que a oferta que tenho é genuína. Meu único desejo é viver e oferecer minha experiência de tempo e beleza.”
Depois que Nai se recuperou, a banda voltou a trabalhar. As visões mudaram e o teor das letras também. Depois de uma viagem ao Rio de Janeiro, no final de 2019, para gravar as cordas e os metais com o legendário Arthur Verocai, o clima frio e cauteloso foi transformado. Isso fica evidente na incendiária “Get Sun”. O seu tempero é apimentado e tem características que só são encontradas em território brasileiro. Se ele for adicionado nas demais músicas do disco vai elevar ainda mais o nível dá Hiatus. E pelas evidências apresentadas por Nai, Paul Bender, Simon Mavin e Perrin Moss, o seu resultado resume-se a estes adjetivos: “iluminado pelo sol, sublime, magistral”. Tudo indica que essa será uma aventura musical para simplificar sons complexos.
A conexão da Hiatus Kaiyote com o Verocai só foi possível após uma mini-turnê programada de forma emergencial para pagar os voos. Essa aproximação se tornou primordial para inspirar eles a criarem mais duas tracks para o LP em uma sessão que durou a noite toda. “Mood Valiant” tem criado grandes expectativas, tendo em vista que muitos sons do grupo foram sampleados por The Carters (Beyonce & Jay-Z), Kendrick Lamar, Anderson .Paak, Chance The Rapper e Drake.