Se a música faz a cabeça balançar, existe uma grande probabilidade dela passar no controle de qualidade do ouvido. Esse é um dos critérios de seleção da edição anual da Headnod Mixtape, que no segundo volume foca na musicalidade japonesa. Assim, os beatmakers que aceitaram o desafio, tiveram a oportunidade de enviar 2 produções inéditas com sample de qualquer estilo de música de artistas japoneses.
Das quase 60 bases enviadas por mais de 40 produtores, somente 23 foram escolhidas no criterioso processo de seleção encabeçado por allb, Pietro Domiciano e Vinícius Moscato. Para muitos deles, parte dessa coletânea é uma grande oportunidade para ganhar evidencia dentro de um cenário repleto de talentos, mas com pouca valorização.
“Esse projeto tem como propósito promover o trabalho beatmakers. Por isso, criamos um material que represente a essência deles que são os instrumentais. Essa é a grande matéria prima gerada pela cultura musical”, diz allb, produtor executivo da Endorphins. “O propósito da Endorphins é dar “voz” a esses profissionais, que normalmente ficam relegados ao segundo plano, pois o MC acaba tendo o papel de protagonismo. A gente quer que a inspiração, a viagem e a jornada musical seja feita através das pesquisas e sons produzidos por eles. O beatmaker é um fornecedor, um artista, um artesão de batidas que, hoje, não se limita mais ao hip hop”.
Isso está muito bem retratado no álbum. Há uma diversidade de sons, que passeiam pelas mais inusitadas experiências sonoras. É viciante. Quase que um parque de diversões para quem sempre está em busca de algo diferente, e com um toque oriental. Alguns desses beats são assinados pelo SonoTWS, NIghtmare Beats, Leopac, Rafa Jazz, Goribeatzz.
Na versão para Bandcamp, Soundcloud e (da futura) fita K7 tem duas bônus tracks, sendo uma assinada pelo Bala de Banana S.A e a outra de autoria do AEONER, que também faz um set com todas as 25 músicas.