Para aproximar o público dos diálogos de diversidade, criatividade e sustentabilidade por meio de uma agenda inclusiva, acessível e gratuita, o Festival Movimento Cidade chega a sua sexta edição para engajar o público jovem e periférico e movimentar o Parque Prainha, em Vila Velha, no Espírito Santo. Neste ano, o MC acontecerá entre os dias 16 e 18 de agosto e terá como tema “O Incrível Mundo Além do Sudeste”.
A escolha do line-up teve como foco o intercâmbio entre artistas das cinco regiões do país, buscando destacar as narrativas e identidades de cada local. Assim, reuniu nomes que representam a diversidade geográfica e cultural, de gênero musical, idade, racial, orientação sexual. Nos palcos Petrobras e Tenda Carango.Nav estarão presentes Marina Sena, Silva, Dona Onete, Criolo, Tasha e Tracie, Don L, Tuyo, Vandal de Verdade, Kaê Guajajara, Boiarias, Alaídenegão e Banda Eddie.
“O mundo que a gente te convida a entrar é de mangue, de carimbó, de rap, trap, samba, pagode. De música brasileira retratada como um fragmento de sua imensidão, que fala daqui e de lá, de longe e de perto, de história, presente e futuro. Já diziam, longe é um lugar que não existe”, diz Júlia Aguiar, curadora dos shows musicais.
Durante o festival, a programação contará também com diferentes tipos de batalhas: Batalha MC’s do MC, Batalha Breaking Movimento Cidade, Batalha Ballroom Movimento Cidade e a Batalha de Slam Movimento Cidade. Também vai ter intervenções e exposições, como a Galeria Croma, a exposição ‘Olha a Cidade: Prainha’, a instalação artística ‘Planetas Brasileiros’ e as intervenções urbanas em ‘Resistir sobre a Prainha’.
Ao longo dos anos, o MC tornou-se o maior festival de artes integradas do Espírito Santo, se consolidando nesse lugar de ‘festival dos capixabas’. Na programação audiovisual, acontece a Mostra Movimento Cidade, Mostra Cena Capixaba e a inédita Mostra Horizonte Sudeste, reunindo filmes de todas as regiões do país.
“Em 2024 vivemos um mergulho profundo para redescobrir o estado sideral e adentrar os planetas de um Brasil que fica além. Fomos desbravar o estado mais oculto e divino do sudeste, o Espírito Santo”, ressaltam Luísa Costa e Leonardo Alves, concepção e direção geral do projeto. “Nesta sexta edição, seguiremos juntos em uma longa viagem cósmica que nos levará para viver nossas maiores e melhores experiências num universo cheio de fantasia, criatividade e diversidade: nosso cosmo cultural”.