Os anos de 1990 foram muito importantes para o estabelecimento definitivo do rap no Brasil. É por isso que esse período ficou conhecido como a Era de Ouro, pois apresentou ao país diversos artistas que estão na ativa até hoje (Racionais MC’s, Rappin’ Hood, Marcelo D2, Thaíde e Dj Hum, MV Bill, GOG). Naquela década, muitos clássicos também foram produzidos e cadência suja do boom bap fez muitas cabeças balançarem.
Pegando todas essas referências, o beatmaker paulista SonoTWS (de Jundiaí) convidou o MC carioca PumaPJL para juntos fazerem o projeto Febre90’s. Eles deram o start com o single ”No Piscar de Olhos”. O objetivo é continuar disseminando a efervescência da cultura de rua daqueles tempos, e não somente no estilo de produção, feito na máquina de sample 12 bits E-mu SP-1200. A influência está no conceito e também nas peças que fazem parte dele, como a clássica fita K7.
“O Febre já era um projeto que eu queria dar início. Aí, quando o Puma estava fazendo o EP dele, “Naturalidade”, ele me deu um salve”, diz Sono. “Fiz dois beats pro EP e tivemos uma sintonia. Depois ficamos de fazer outros trabalhos juntos, de ser uma dupla, porque eu sempre quis ter um grupo. Acabou que a gente desenrolou algumas ideias, pegamos umas referências e começamos”.
Já na primeira entrega, os dois mostram que estão bem entrosados. Em cima das batidas carregadas do Sono, o rapper PumaPJL faz uma narrativa sagaz da realidade de muitos jovens que vivem no subúrbio do Rio de Janeiro. O complemento das ideias é feito pela Lis MC, que não deixa o fogo apagar. Para chegar à sonoridade característica dos 90’s, a track foi mixada e masterizada pelo nova iorquino Nick Wiz, responsável por produções do Rakim, DMX, Cella Dwellas, Mad Skillz, Chubb Rock, Pudgee Tha Phat Bastard, Chino XL.
“Decidimos fazer uma faixa por completo, em vez daquele lance de fazer mil guias e não sair nada. Então, decidimos que essa seria a primeira música e chegaria até o final com ela e aí a gente foi exercitando isso para não deixar nada pelo meio. Eu já estava fazendo esse beat, mandei pro Puma e rapidão ele fez uma rima. A gente também tinha ideia de chamar uma mina pra complementar o refrão. Aí, eu já tinha visto a Lis no Brasil Grime Show. Convidamos, e ela somou no refrão e também escreveu o verso”.
Esse é apenas o início de um trabalho que vai na contramão de tudo que tem sido feito atualmente no RAP BR. SonoTWS & PumaPJL chegaram com os “dois pés na porta” para fazer muito barulho. Um exemplo que a Febre dos 90 continua vigente é o sucesso de vendas das 50 cassetes com “No Piscar dos Olhos” e o seu instrumental (em menos de uma semana, as peças de esgotaram). Um início sem nenhum defeito.