Sem muitas pretensões, Eddie Pipocas, jornalista, editor e co-fundador da Bantumen, começou a produzir lo-fi durante o período que teve de ficar confinado por causa da pandemia da COVID-19. Um ano depois de estrear “Pipocar”, ao lado do Mistah Isaac, ele comemora os mais de 200 mil streamings no Spotify com a inspiracional “Alvíssaras”.
“Por ter acesso à tecnologia, vídeos no Youtube e amigos que produzem, eu resolvi aprender algo novo”, diz. “Como o mundo da música está completamente saturado, para quem quer fazer música hoje em dia tem que pensar no negócio. E eu como jornalista sei que o melhor negócio é buscar coisas que não estão saturadas”.
Mesmo com o estilo ter se tornado um dos mais consumidos na internet, Pipocas observa que a quantidade de produtores da ainda é pequena. “Apesar de ter muita gente fazendo, é algo dentro do mundo em português que ainda é escasso, você não encontra muitos títulos de produtores que falem português”.
No seu quinto som, Eddie constrói o instrumental em cima de uma base de piano, que vai ganhando corpo com a inserção de linhas de baixo, sintetizadores, batidas amenas harpa e vozes sampleadas de rainhas africanas no processo de gestação.
O agora produtor não imaginava o quão longe sua música poderia chegar nem se agradaria aos ouvidos. Em 12 meses, o angolano conquistou público nos Estados Unidos e na Austrália, e pedidos para ter suas produções inseridas nas mais diversas playlists do estilo, que geralmente é usado durante os estudos.
“É um pouco de sorte, mas também a persistência dentro desse mercado que estamos”, reflete. “Se nós conseguimos ouvir música com melodias que acompanham nosso pensamento, pode ser uma boa solução. Não digo que essa é a música do futuro, mas tem uma grande entrada em ambientes diferentes. Ainda não me considero um produtor, mas um aficionado em música que está sempre aprendendo”.