O futebol de várzea, às vezes, é o único divertimento no final de semana de muitos moradores das quebradas de São Paulo, talvez do Brasil. É dos campos de terra que saem grandes nomes do futebol nacional, cada moleque tem o sonho de um dia defender um grande clube e vestir a amarela da seleção canarinho. Seguindo esse ponto de vista, a iD Prod. se juntou com o Proseven (P7), selo musical que tem na sua lista Kabatistta, Miggaz FS, Dom Tozen e Edy TG, para produzir o editorial “Da Várzea Pro Mundo”.
O objetivo é evidenciar a cultura de vila, o lifestyle de favela. O uso “excessivo” das cores primárias (amarelo, azul e vermelho) é para simbolizar onde tudo começa. Escolhido a dedo, o personagem principal da série fotográfica é o Sr. Wilson de 60 anos, morador do Embu das Artes, em São Paulo.
“Eu vim de um barraco 4X4 no Taboão da Serra, é próximo daqui, morava eu e mais 4 irmãos com minha mãe e meu pai, e alagava muito. Eu queria sair daquela situação, não aguentava mais. Comprei esse terreno e eu mesmo construí essa casa de 3 andares na pretensão de sair das enchentes. Hoje, se o Taboão encher, daqui do topo do Embu, eu consigo ver tudo. Consegui sair de lá e chegar onde eu queria chegar, essa foi minha motivação, diz”
Sr. Wilson é boleiro desde sempre e tem um acervo de aproximadamente 150 camisetas de times da várzea, que coleciona há décadas. A paixão pelo futebol tem a mesma intensidade quando o assunto é música. Com mais de 300 discos de vinil e se tornou um ícone na bairro.
“Eu comecei do zero, hoje sou referência aqui na vila. Eu quero deixar pros meus 4 netos, pelo menos um espelho do que eu fui.”
Veja o editorial:
Equipe:
Produção: iD Prod. (@idprod011)
Direção de Arte: Samuel da Paz (@mcchrislflow)
Fotografia: Claudio Júnior (@ayo.claudio)
Selo: Proseven (@prosevenrec)
Styling: Samuel da Paz (@mcchrislflow) feat. Rafael Rodrigues (@rafarodriguss)
Modelos: Kabatistta (@kabatistta), Gabrielly Dias (@gabrieeelly) & Miggaz Fs (@miggazfs)
Making of: Vinicius Burghetti (@vinibrezende)
Assistente: Higo Rhuan (@higorhuanlflow)
Apoio: Brechó Sem Classe (@brechosemclasse)
Indicamos também: Cinco lições que Virgil Abloh nos ensina através da moda. Leia aqui.