O Chronixx anunciou que seu segundo álbum de estúdio, Dela Splash, será lançado ainda este ano. O título é o nome de um extinto concerto anual, realizado em sua cidade natal, Spanish Town, que apresentava novos talentos de reggae e dancehall e foi um evento significativo na vida do jovem Jamar McNaughton.
A primeira amostra é “Dela Move”, um audiovisual intenso e sombrio que indica a direção musical do projeto. Em entrevista à revista Vanity Fair, o músico revelou que estava meio perdido em relação ao som que gostaria de fazer e o que a indústria gostaria de ouvir, mas seguiu seu instinto criativo – e espiritual – encontrou o caminho: sua terra. O fato de não ter contrato com uma grande gravadora, aliviou a pressão durante a produção do novo álbum, que chega três anos após o elogiado debut, Chronology, que recebeu indicação do GRAMMY de melhor álbum de Reggae de 2017.
O single estreou com visual dirigido por Nabil Elderki. No vídeo, o músico jamaicano retorna aos tempos da sua juventude, correndo pelo bairro, cantando em frente ao espelho, e mais além se encontra inserido na natureza num ritual com uma tribo de rastas iluminados por uma fogueira, tocando tambores nos ritmos nativos e africanos.
A sonoridade traz influências do trap de Atlanta, e do dancehall da Jamaica dos anos 80. “É como um freestyle, a faixa toda”, disse Chronixx. “Eu tinha três músicas nessa batida e escolhi essa porque é mais divertida. Não tem coro; vai do começo ao fim, indo de flows diferentes, melodias diferentes, e a letra não faz muito sentido, para ser sincero. É mais uma jam musical, fundindo os diferentes sons.”
*Foto por BY HARRY EELMAN.
Indicamos também: Riz Ahmed combater o ódio com amor; a fórmula está no disco “The Long Goodbye”. Leia aqui.