Anualmente Campinas sedia o maior festival de RAP do interior de São Paulo [e talvez do Brasil]. É fato, que o Campinas Hip Hop Festival se tornou referência, por reunir medalhões e novatos do RAP brasileiro, e entrou para a agenda oficial da metrópole pelo seu viés cultural e filantrópico.
“O Campinas Hip Hop traz o RAP nacional de volta à cena do interior, com show grande e gratuito. Durante muito tempo a região ficou carente desse tipo de evento. Então, passo a passo, o Campinas Hip Hop vem se tornando um grande festival, tá criando seu espaço… as pessoas já esperam a data do festival. E a importância dele não é só para RAP. A gente tá tentando fazer que seja importante também para a cultura hip hop”, diz Gregory, um dos criadores do festival.
Na edição de 2019, o evento será realizado em 2 dias, sendo que no primeiro, 27, haverá oficinas sobre os elementos de dj, bboys, batalhas de MC’s, com a Batalha Da Concha, e uma apresentação dos DJs do projeto “O Grandioso Baile Black”, que prometem agitar a noite campineira. Já no domingo, o palco principal do Campinas Hip Hop recebe shows do Dexter, Facção Central, Sistema Negro, Karol de Souza, Coruja BC1, Filosofia de Rua, Rap Plus Size, Shirley Casa Verde & Yzalú, Vietnã, TrinkRap, Jords MC, A286, Anderson Leite, Lukas Élepê e os DJs K-Mina, Brutt, Chakal, Binho e J.P.
“O diferencial do Campinas Hip Hop Festival é agregar os grupos que já tem uma caminhada, mas ainda não tiveram um grande reconhecimento, com os que são reconhecidos nacionalmente. E tudo isso nas mesmas condições, no mesmo palco, o mesmo som, na mesma luz, na mesma estrutura”.
Realizado na antiga estação de trem, remodelada para se tornar a Estação Cultura, na região central [ao lado da Rodoviária], o Campinas Hip Hop tem entrada gratuita, mas solicita-se 1Kg de alimento não perecível.
*Foto capa: Eduardo Anizelli
SERVIÇO
EVENTO: facebook.com/events/2217177795046762
DIA: 27 e 28 de Julho de 2019
LOCAL: Estação Cultura de Campinas – Praça Marechal Floriano Peixoto, s/nº – Centro
HORÁRIO: 14:00H
ENTRADA: UM QUILO DE ALIMENTO não perecível
Estacionamento gratuito. Entrada pela Rua Francisco Teodoro, 1051 – Vila Industrial