Crescendo entre Birmingham, na Inglaterra, e Carriacou no Caribe, Ben Marc começou a ter aulas de música clássica aos 10 anos. Viajou pelo mundo com orquestras escolares e, ao mudar-se para Londres, foi estudar contrabaixo clássico no prestigiado Trinity College of Music (onde Fela Kuti também estudou), sob a tutela do contrabaixista Chi-chi Nwanoku.
Após concluir os estudos, o produtor e multi-instrumentista iniciou sua jornada com um grupo de jazz Empirical, e depois se juntou a Shabaka Hutchings (Sons of Kemet, The Comet is Coming) e oo baterista Tom Skinner para formar o trio de free jazz Zed-U. Na companhia de Hutchings, ele frequentava os clubes noturnos de Londres para absorver os sons de garage, house e drum’n’bass. Se apaixonou pela música eletrônica, e começou a inseri-la no jazz.
Essa influência está presente na estrutura do seu primeiro EP “Wait”. Já em “Breathe Suite”, Ben retorna às bases do UK jazz. A morte de George Floyd serviu de fio condutor para que a direção fosse mais contemplativa, retratando a luta, o pânico e a paz por meio de uma treliça de cordas arrebatadoras, piano ondulante e vocais meditativos da cantora Midnight Roba.
Depois desse trabalho, Marc apresentou “Way We Are”, um single que adianta o que está por vir no futuro disco “Glass Efect”. “Ela reflete na maneira como vivemos, pensamos e crescemos”, afirma. “É a primeira faixa do meu próximo álbum e surgiu enquanto eu questionava que tipo de pessoa ou músico eu sou.” A música une as muitas influências díspares de Marc, de jazz a drum’n’bass. Essa versatilidade o transformou em figura-chave na cena de jazz do Reino Unido.
A mais recente entrega dele é “Give Me Time”. Dessa vez, o eletrônico não marca presença. A batida orgânica da bateria (gaguejante) com palmas desequilibradas e arranjos de cordas ritmados fornecem o cenário perfeito para os vocais urgentes e, às vezes assustadores, de Judi Jackson. “Todo mundo precisa de mais tempo. É hora de curar!”, diz.
Recém contratado pela Innovative Leisure, de Los Angeles, selo que tem no seu cast Badbadnotgood, Nosaj Thing, Rarelyalways e Jimmy Edgar, o visionário Ben Marc inicia sua caminhada musical com os dois pés bem firmados. Tem identidade própria, e pode se tornar um dos grandes jazzistas da modernidade.