A União Brasileira de Editoras de Música (UBEM), formada pelos principais editores de música do país, responsáveis pela titularidade de um vasto repertório de obras musicais nacionais e estrangeiras, soltou um comunicado informando sobre o acordo que fez com o Youtube, que é gerido pelo Google, “que teve por finalidade encerrar as ações judiciais em curso e estabelecer regras e remunerações justas para os compositores, em conformidade com os patamares aplicados internacionalmente, pela utilização das obras musicais na plataforma YOUTUBE.”
Segundo a entidade, “o acordo representa grande conquista para os titulares de direitos autorais, que foram firmes em sua luta para obtenção de um desfecho que refletisse a importância do mercado musical brasileiro”.
Os anos de batalhas nos tribunais foram intensos. No entanto, a UBEM acredita que eles “foram fundamentais para a consolidação dos direitos dos autores e editores, e para o reconhecimento do papel de destaque da música brasileira no mundo”.
Apesar do acordo, a UBEM ressalta que a luta por melhores condições de remuneração aos titulares de direitos autorais na Internet não está encerrada. “Representa importante avanço no respeito aos direitos autorais e na transparência da distribuição de música pela internet”, diz a nota. “Tais conquistas ratificam a liderança regional do Brasil e levam a UBEM a renovar suas energias para defesa contínua dos direitos de propriedade intelectual, sempre em benefício dos criadores.”
Indicamos também: As baladas melancólicas de The Weeknd. Leia aqui.