Os problemas ambientais se agravou no Brasil. E isso aconteceu com o “aval” do presidente da república. Isso tem resultado em queimadas, mais desmatamentos, degradação do solo, uso de agrotóxicos proibidos em diversos lugares do mundo e a tomada de terras indígenas e quilombolas, e o extermínio dos verdadeiros proprietários e cuidadores das terras.
Toda essa problemática é abordada pelo mato-grossense Ahgave em “lucrar”, um dos sons do seu primeiro disco. “É o dedo na ferida do Agronegócio, um grito de socorro da população Brasileira contra: a Agromáfia”, diz ele.
Para falar sobre o assunto, Ahgave também tem a companhia de Pacha Ana, MC, cantora, compositora e poetisa, tricampeã do Mato Grosso e semifinalista na Copa Brasileira de Poesia – SlamBR. Ambos marcam presença no videoclipe produzido por Cérbero, Arado Cinema e Indriya.
O filme mostra a luta de uma jovem camponesa que trabalha com a família em sua plantação contra um agente do governo que persegue quem produz e consome alimentos orgânicos. “O agronegócio na medida que avança e amplia sua estrutura, destrói fauna e flora em nome de seus próprios interesses. Exploram o ambiente de forma exagerada, ou seja, mais do que a Terra suporta e o permitido pelas autoridades ambientais, gerando danos a natureza e a população”.
Indicamos também: Underismo é a peça, é o bicho. Leia aqui.