É oficial: o breakdance estará presente nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. E a B-Girl Isabela Rocha, mais conhecida como Itsa, pode ser uma das representantes do Brasil na competição. Ela descobri o breaking aos 12 anos, influenciada pelo primo, e logo começou chamar a atenção e vencendo batalhas em Minas Gerais. “Quando comecei a dançar, descobri que posso ter atitude, posso ser quem eu quero ser”, diz Itsa.
O talento abriu portas. Itsa quebrou preconceitos, inclusive dentro de casa, e se tornou bailarina da companhia de dança mais famosas do mundo, o Cirque du Soleil e venceu o Red Bull BC One. As nuances desse voo alçado são compartilhadas na segunda temporada da série “Until 18 – O Momento de Decisão”, dirigido por Isadora Canela e Hugo Haddad para a Red Bull TV, que também mostra a trajetória da skatista Yndiara Asp; do youtuber Flakes Power; do comentarista de games Gustavo Melão; do ciclista campeão mundial Henrique Avancini e da tricampeã mundial de kitesurf Bruna Kajiya.
“Ter a minha história nessa série, que foge de padrões e estereótipos, é bem importante para a sociedade, inclusive para as próximas gerações saberem que podem buscar o lugar e a posição (profissional, ideológica, artística) que quiserem. Todos temos o direito de criar e expressar a arte que sentimos e vivemos”.
No episódio de quase 8 minutos, a própria Itsa narra os seus dramas, dificuldades, batalhas diárias e, principalmente, o momento simbólico em que lutou pelo seu sonho e alcançou seus objetivos, transformando-se em artista do Cirque du Soleil.