O Partido dos Panteras Negras (Black Panther Party ou BPP, em inglês), organizado para defender as comunidades negras contra a violência policial em voga na metade dos anos de 1960, teve grande influência no despertar cultural e político dos negros norte-americanos. Porém, toda a história repleta de controvérsias, lutas, prisões e mortes estava sendo “esquecida” com o passar do tempo.
Na intenção de explorar o “partido para auto-defesa, como era conhecido, e mostrar sua importância para a cultura americana, o documentarista Stanley Nelson foi direto às fontes buscar imagens raras de arquivo e ouvir policiais, informantes do FBI, jornalistas, detratores, membros que permaneceram leais ao BPP e aqueles que se desligaram. A partir dos depoimentos de Kathleen Cleaver, Emory Douglas, Ericka Huggins e Jamal Joseph, o documentárioThe Black Panthers: Vanguard Of The Revolution resgata a memória do movimento central que deu origem a uma nova cultura revolucionária na América.
Nelson diz que, em particular, “queria oferecer uma oportunidade única e envolvente para examinar um momento muito complexo que desafia a narrativa fria e simplista de um pantera propenso a violência e consumido pela raiva”. “Examinar detalhadamente a história do Partido dos Panteras Negras permitiu-me peneirar as percepções fragmentadas e encontrar o motivo principal do movimento: o Black Panther Party surgiu por conta do amor por seu povo e uma devoção para capacitá-lo”, observa. “Essa poderosa amostra do espírito humano, enraizada no coração, é o que me obrigou a comunicar esta história com precisão.”
Aclamado pelos críticos, o filme, produzido pela Independent Films em parceria com a Firelight, ficará até março em exibição gratuita nos cinemas do circuito independente. No Brasil não há previsão de estreia, mas é possível adquirí-lo no iTunes.
Veja o trailer:
*Foto: Cortesia de Stephen Shames.