Aqui está mais uma seleção com as boas novidades musicais. Na escalação estão Ajuliacosta, Kamau, BNegão, Free Nationals, DJ Karaba , Akin Felix, Afrodite BXD, Ramonzin e Vox Sambou. É para curtir sem nenhuma moderação.
Ajuliacosta – SET AJC2
Logo na sequência do elogiado álbum “Brutas Amam, Choram e Sentem Raiva” (2023), a rapper Ajuliacosta chega com a bombástica “SET AJC2”. Mas neste single, que segue uma linha de Cypher, ela está acompanhada da Duquesa, LAI$ROSA e MC Luanna com produção da DJ/beatmaker Iamlope$$.
O objetivo dela á abrir espaço e ampliar vozes de artistas femininas no rap, um nicho dominado por homens. “Eu estava muito ansiosa para realizar novamente esse projeto”, diz. “Juntar várias MCs que admiro em um Set é sempre uma troca muito importante, principalmente pra gente que tá no corre do Rap”.
Kamau – Documentário
Sem muito alarde, Kamau colocou na rua com “Documentário”. Nele, o rapper junta os sons que foi soltando ao longo de 2023. Por esse motivo, ele o rotula de “sequência”, uma espécie de quebra -cabeça montado com doze músicas e a inédita “Documentário”, que fecha o ciclo. O detalhe é que em cada uma das faixas, o meticuloso Kamau compartilha a característica 24 barras, versos na contagem musical do rap, e possui instrumentais produzidos pelo próprio.
BNegão – Canto da Sereia
Para abrir os caminhos do seu próximo álbum, “Metamorfoses Riddims e Afins”, o rapper, cantor, compositor e força criativa polivalente, BNegão propõe uma multiplicidade de ritmos em “Canto da Sereia”. Essa é uma versão dançante do clássico do cantor e compositor Osvaldo Nunes, que foi resgatado pela Orquestra Contemporânea de Olinda em 2008. Essa gravação fez “Canto da Sereia” entrar com tudo na vida de BNegão. É um convite a se deixar levar pelos encantos rítmicos e abre as portas para uma sonoridade cheia de surpresas e transformações – como o próprio título do disco indica.
Free Nationals – Gangsta
Infundido com o soul retro funky, os Free Nationals fizeram um retorno impactante com “Gangsta”, que recebe a participação de Anderson .Paak e A$AP Rocky. Além da sonoridade, dirigido por François Rousselet, o visual é uma arte à parte. Ele retrata a banda, .Paak e Rocky como crianças navegando em um processo judicial em uma sociedade governada por crianças. Para complementar, eles introduziram o gerador “Gangsta Kid AI”, que permite aos usuários transformar suas fotos atuais em versões “kid gangsta”.
DJ Karaba – Kokoma
A DJ e produtora congolesa franco-canadense DJ Karaba apresentou o seu primeiro single de 2024, “Kokoma’’, que é companhado de uma sessão ao vivo juntamente com o aclamado baterista e vencedor de três Grammys Magatte Sow (Black Panther e Wakanda Forever). A música incorpora a essência do movimento de Karaba, caracterizada por uma produção com infusão de Amapiano, que explora um aspecto mais sombrio de sua paleta sonora. Inspirando-se no Afro House e no Afro Tech, a energia vibrante dela ressoa profundamente, refletindo suas raízes pan-africanas.
“Esta é uma faixa incrivelmente energética em um cenário de escuridão”, observa ela. “Pretendia usar essa música como forma de simbolizar o início de uma nova era e me pareceu a escolha ideal para esse propósito. Mergulhei mais fundo no reino dos sons e elementos sombrios para criar uma atmosfera única. O título, ‘Kokoma’ é derivado da língua Lingala, significando ‘a chegada’.”
Akin Felix – O Amor Sendo Alguém Como Eu
Akin Félix é um artista trans de 24 anos que está fazendo sua estreia com o EP “O Amor Sendo Alguém Como Eu”, que é composto por sete faixas que exploram as nuances do r&b, jazz, neosoul e poesia. Ele faz uma imersão íntima nas experiências de uma pessoa negra, não binária e periférica, abordando os aspectos do amor e narrando os caminhos percorridos desde a infância até a vida adulta. Akin tem muito potencial para expandir o raio de extensão da sua arte. Tem leveza e sinceridade.
Afrodite BXD – Diz pra Mim
Da Baixada Fluminense, como carrega no seu nome artístico, Afrodite BXD se juntou ao DUTO CAMP® para fazer “Diz Pra Mim”. Carregada pelo Afrobeats, trazendo para seu universo artistas imersos nessa atmosfera, como a nigeriana Ayra Starr, a artista diz que “esteticamente me inspirei muito no trabalho dela, que tem um visual invejável. Então eu e minha estilista Stefany Canegal optamos por um vibe mais sexy, fresca, que combine com esta época do ano”. Na composição, Afrodite BXD mostra sua vivência amorosa: personagens confusos com a relação, mas que se sentem muito atraídos um pelo outro. Essa é para dançar sem parar.
Ramonzin – Tu tá no RJ
Ramonzin foi muito além do que se espera dele. Cria da zona norte do Rio de Janeiro, ele passa visão do que é viver na sua cidade com “Tu tá no RJ, não é a Disney”. Na faixa, ele fala diretamente sobre quem vive e conhece o território fluminense, trazendo um sentido de pertencimento local, que só quem é cria do RJ sabe. Toda essa ideia ele passa em cima do ritmo marcante da cidade; o funk.
Vox Sambou – “Raise Your Voice”
Haitiano, Voz Sambou é quase um brasileiro. No single “Raise Your Voice”, ele pede por justiça e paz, e mostra a consciência da responsabilidade e da importância de cada um na luta por um mundo melhor. Para o vídeo, dirigido pelo Bruno Viegas, cantor e rapper convidou a banda Funmilayo Afrobeat Orquestra, aa guitarrista Leticia Meyer, Guimas Santos, baixista da banda da Mental Abstrato e da cantora Luciane Dom.