Muito antes do fenômeno Run the Jewels, El-P já era um dos grandes representantes do rap independente como rapper e produtor, começando com o grupo Company Flow, que ganhou destaque na era de ouro dos anos 90 em Nova York, e foi responsável pelo primeiro lançamento da lendária Rawkus Records. Seu único álbum lá, o Funcrusher Plus, estabeleceu uma referência para o rap underground e continua sendo uma das peças de música mais influentes da época.
Na sequência, El-P fez o icônico selo Definitive Jux, onde lançou suas músicas solos, ao mesmo tempo em que apresentou ao mundo outros inovadores do gênero, incluindo Aesop Rock, Cannibal Ox. A estética do MC, combinando um estilo de produção futurista e abrasivo com assuntos perspicazes e muitas vezes presciente, abriu o caminho para as gerações que se seguiram em seu rastro com Fantastic Damage (2022), um dos álbuns originais ainda mais relevantes agora, que só entrou nas plataformas de streaming em 2022
“Este álbum ainda continua cru, barulhento e muito foda, exatamente como eu me senti quando o fiz”, afirma El-P. “Foi a primeira vez que tentei fazer um álbum inteiro sozinho. Produzi, gravei e mixei no meu quarto/estúdio num apartamento no Brooklyn onde eu morava na época, por volta do ano 2000. Não é onde estou agora, mas é um momento que realmente significou algo para mim e faz parte do meu DNA como artista. Então, estou feliz por finalmente poder recuperá-lo. Não apenas para aqueles que o conheciam e sentiam falta de sua presença, mas para quem pode não ter conhecido até agora”.
A inserção do álbum no digital, precede uma série de trabalhos do El-P, como a trilha sonora original para o longa-metragem Capone (estrelado por Tom Hardy), e o novo álbum Run The Jewels RTJ4, de 2020, também produzido por ele. No pacote também entra edições de luxo em vinil 2xLP dos seus três primeiros discos “Fantastic Damage””, “I’ll Sleep When You’re Dead” e “Cancer 4 Cure”, que comemoram os seus 20º, 15º e 10º aniversários, respectivamente.
O trio de lançamentos está programado para chegar nos próximos meses pela Fat Possum Records (pre-venda). Essas reedições serão feitas em capa gatefold em vinil colorido de edição limitada, trazendo os álbuns de volta à impressão pela primeira vez em anos.
“Esta é uma carta de agradecimento a todos que me ajudaram e me permitiram viver minha vida fazendo a música e a arte que amo””, disse ele. “A todos que se comoveram de alguma forma com o que eu faço, a todos que ouviram desde o início, àqueles que ficaram comigo enquanto eu mudei e cresci e a todos que acabaram de descobrir a música”.
Foto: Daniel Medhurst