A última vez que Kamasi Washington passou pelo Brasil foi em março de 2019, quando fez shows do álbum “Heaven and Earth” no Rio de Janeiro, em São Paulo e Porto Alegre. Após 3 anos, ele voltará ao país para apresentações do Queremos! na áudio, em SP, em 25 de maio, e no dia seguinte no Auditório Araújo Vianna, POA.
Antes de desembarcar por aqui, o titã do jazz contemporâneo colocou no mundo “The Garden Path”, a sua primeira música inédita em quase um ano. Efusiva, e com uma dissonância excepcional, ela reflete a atual situação do mundo, que nas palavras de Kamasi “está virado de cabeça para baixo”.
“Há tanto movimento e tensão em todas as direções, de todos que você conhece – ninguém sabe o que pensar, em quem acreditar ou como abordar a vida agora. Não importa o quão inteligente você seja, é difícil não se sentir perdido”, diz o ulti-instrumentista de Los Angeles.
Durante o segundo ano de pandemia (2021), Washington produziu “Sun Kissed Child” para a série Music For The Movement, do The Undefeated, e um cover de “My Friend of Misery” do Metallica para a compilação The Metallica Blacklist. Em 2020, fez a trilha sonora de Becoming, da diretora Nadia Hallgren sobre a primeira-dama estadunidense Michelle Obama, indicada ao Emmy e ao Grammy.
Foto: Russell Hamilton