Os radialistas Stretch e Bobbito estão completando 30 anos de carreira. Eles foram os primeiros a tocar rap nas rádios comerciais de Nova York e se tornaram primordiais para a ascensão do estilo nos anos de 1990. E para comemorar as 3 décadas, a dupla resgatou freestyles originais de Notorious BIG, Big L + Jay-Z e Method Man + Ghostface Killah.
Os áudios foram originalmente gravados em fitas cassete. Os remixes foram meticulosamente remasterizados em áudio digital de alta qualidade, bem como remixados por Stretch e Bobbito com a música original da The M19s Band. O “Freestyle EP 1” [escute AQUI]é o primeiro de três EPs apresentando freestyles remasterizados dos convidados do programa de rádio deles. Os EPs vão resultar num álbum completo de freestyles reformulados, com lançamento previsto para 2021, preservando efetivamente a história da música rap.
Os freestyles prestam homenagem ao The Stretch Armstrong and Bobbito Show original – um pilar da cena hip hop de Nova York, transmitido do minúsculo estúdio da WKCR na Universidade de Columbia das 1h às 5h. O show recebeu figuras reverenciadas da cena rap de Nova York, inspirando uma geração de artistas e fãs. Os freestyles era um dos quadros primordiais do programa, dando aos artistas sem gravadora a oportunidade de ganhar reconhecimento e, em alguns casos, chamar a atenção das majors. As transmissões de Stretch e Bobbito revelaram os talentos brutos que se tornaram rappers icônicos, incluindo Nas, Eminem e Jay-Z.
No início, Stretch tocava em todos os principais clubes do centro da cidade, enquanto Bob era A&R de promoção da Def Jam Records. Ambos utilizaram suas conexões com o crescente ecossistema do hip hop, que rapidamente se traduziu em alcance e impacto global. A história dos DJs podem ser conferida no documentário “Stretch e Bobbito: Radio That Changed Lives”, da Netflix.
Foto: Janette Beckman