Está NO AR os 5 vídeos mais QUENTES escolhidos pelo TIME. Nesta lista estão Ramonzin junto com a Malía, Rap Plus Size, Rashid, Paulo Microfonia na companhia do Npe e Rodrigo Buga, e o Zé Brown.
Ramonzin e Malía – Carnaval Eterno
Na estreia do disco “Arteiro”, Ramonzin soltou o videoclipe de “Carnaval eterno” ao lado da cantora Malía. O filme gravado na Cidade do Samba, no Rio de Janeiro, sob a direção de Isabelle Lopes, tem sensualidade, com muitas cores e brilho, que sempre estão presentes na festa mais popular do Brasil.
“Estou muito feliz por soltar essa música com meu maninho Ramonzin”, diz Malía. “É uma honra pra mim participar do álbum de um cara que tanto me inspira”.
Rap Plus Size – Fôlego
Em 2019 o Rap Plus Size (Sara Donato e Jupi77er) fez a estreia do elogiado disco “A Grandiosa Imersão em Busca do Novo Mundo”. Entre as 11 tracks está “Fôlego”, que ganhou videoclipe gravado remotamente durante o isolamento social. Nos versos, elas falam sobre os sentimentos “após as batalhas, lutas diárias e nos perdemos de nós mesmos, da necessidade respirar e procurar por folego”.
A introdução tem a participação da poeta Ingrid Marins. A temática também “aborda a afetividade e autocuidado, como um meio de suportar as adversidades que o sistema impõe para as minorias de direitos sociais.
“Fala das diversas maneiras de autocuidado como forma de cura e como podem ser um respiro das tormentas cotidianas, para dar impulso pro mergulho que as leva pro autoconhecimento em busca de uma realidade melhor para todes”, diz a dupla.
Rashid – Blindado
O habitat mais comum do Rashid é a própria casa dele. Aproveitando o tempo enclausurado, ele registrou chamou o Devasto para captar o vídeo de “Blindado”. A música produzida pelo LR Beats faz parte do álbum “Tão Real”. As batidas são pesadas e o clima do vídeo é sombrio com tons azul neon e amarelos pasteis.
Paulo Microfonia – A Marcha feat. Npe e Rodrigo Buga
Mais uma vez, o Paulo Microfonia chega carregado de boom bap. “A Marcha” é o nome da pedrada que ele solta na companhia do Rodrigo Buga e Npe. O vídeo todo em preto e branco teve a captação da Isabela Rossin e direção do Murilo Murf.
“Em uma época em que levantes antiracistas ganham repercussão global, A Marcha, escrita há poucos anos atrás, nos mostra que não é de hoje que entoamos discursos como “Black Lives Matter”, e nos mostra também o quanto ainda precisamos avançar”, diz ele. “E assim, lembrando Malcom X quando nos diz que: “Nunca seremos capazes de ir a qualquer lugar, se não soubermos onde estamos.”
Zé Brown – Teatro de Deus
O pernambucano Zé Brown se inspira na cultura popular para fazer o “Teatro de Deus”. No vídeo, dirigido por Adson Alves, ele parte do Alto Zé do Pinho e chega em Nazaré da Mata, mostrando suas influências pessoais e artísticas. “A canção exalta e reflete a natureza e originalidade do povo nordestino, representando a sua vasta cultura popular”, diz Zé.
“Teatro de Deus” faz parte do repertório do disco “Poesias do Povo”, o segundo solo do rapper, resultado de uma pesquisa de culturas regionais em que ele mistura o rap e a Cultura Popular Brasileira; a metrópole e o agreste; o interiorano e o urbano.