A família do Fela Kuti continua trabalhando para manter o Afrobeat reverberando. Made Kuti, neto do lendário ativista e filho de Femi Kuti, também deu início a sua jornada musical. Já na primeira entrega, “Free Your Mind”, ele dá uma visão de qual caminho pretende seguir.
“‘Free Your Mind’ é inspirada pelos ensinamentos que recebi de meu pai e seus esforços para me fazer entender exatamente qual é a situação do homem e da mulher negra na Nigéria, na África e em todo o mundo”, diz ele. “Acho que libertar sua mente é, de certa forma, o oposto do que a frase realmente soa. ‘Liberte sua mente’ quase soa como decadência, como ‘não seja restringido por nada, apenas aceite as coisas como elas são’. Eu acho que o verdadeiro significado de ‘liberar sua mente’ é ser crítico. Significa usar sua mente em todo o seu potencial – pensar, tentar encontrar respostas e fazer as perguntas certas.
As ideias de Made são apresentadas ao mundo justamente no momento em que a população nigeriana vai às ruas para protestar contra a violência policial e é reprimida por tiros. A concentração principal tem sido em Lagos, maior cidade da Nigéria, onde também Made Kuti cresceu. Inclusive, Femi Kuti esteve presente em alguns protestos e negociou a libertação de manifestantes presos”.
“Protesto em Ajuwon. Ouvi policiais atirando em manifestantes”, publicou Made no instagram. “Femia Kuti” seguiu para reagrupar os manifestantes e impedir a polícia de atirar em civis na delegacia de polícia de Ajuwon. Femi Kuti negociou a libertação de alguns manifestantes capturados e o protesto continuou pacificamente. Felizmente sem vidas sem vidas perdidas”.
Made passou grande parte de sua infância em turnê com o pai, tocando baixo ou saxofone na banda The Positive Force. Diferente de Femi, que não estudava música formalmente, ele estudou no Trinity Laban Conservatoire of Music and Dance em Londres (o mesmo lugar que Fela estudou, quando era conhecido simplesmente como Trinity College). Por ser multiinstrumentista, Kuti (o neto) tocou todos os instrumentos em “Free Your Mind”, que ganhou um vídeo dirigido por Olly Frostie.
Foto: Optimus Dammy