Os irmãos Otávio e Gustavo Pandolfo estão envolvidos na cultura Hip Hop desde sempre. No breackdance foi onde tudo começou, mas na sequência migraram para o graffiti. OSGEMEOS coloriram os muros cinzas das cidades e estão levando suas artes para galerias e museus do mundo, como o Hamburger Bahnhof, na Alemanha (2019); a Vancouver Biennale, Canada (2014); o MOCA – Museum of Contemporary Art, em Los Angeles (2011); MOT – Museum of Contemporary Art Tokyo, em Tóquio, Japão e a Tate Modern, em Londres, Reino Unido (ambas em 2008) e a Trienale de Milão (2006).
Agora, eles dão início à exposição panorâmica OSGEMEOS: Segredos na Pinacoteca de São Paulo (de 15 de outubro de 2020 a 22 de fevereiro de 2021). A mostra terá mais de 60 trabalhos, sendo 50 deles inéditos ou nunca exibidos no país, e mais de 1000 itens, incluindo pinturas, instalações imersivas e sonoras, esculturas, intervenções site specific, desenhos e cadernos de anotações (da fase ainda adolescente e apresentados ao público pela primeira vez). As obras ocupam as sete salas de exposições temporárias do primeiro andar do museu, um dos pátios, diversos espaços internos e externos, além de uma instalação, concebida especialmente para o Octógono.
“Se, na época moderna, o fenômeno artístico tem a cidade como seu lugar de existência, pensar a arte é pensar sua inscrição na urbanidade. O urbano, a cidade, as relações que se dão nesse espaço específico, são tanto temas da arte quanto o próprio modo de sua aparição. Viver em cidades significa partilhar de uma sociabilidade singular, marcada pelo deslocamento, pelo anonimato, pela produção coletiva, geradores de conflitos e desigualdades, mas também dotada de um potencial de liberdade e transformação, caros às práticas da arte moderna e contemporânea”, diz Jochen Volz, diretor-geral da Pinacoteca e curador da mostra, no texto de apresentação.
Nos meses em que a exposição estiver em cartaz, o museu será tomado pelo estilo e pela grafia inconfundível da dupla de artistas. Temporariamente, o tradicional letreiro na fachada que traz o nome da instituição, criado pelo premiado designer gráfico Carlos Perrone nos anos 1990, será substituído por um luminoso desenhado especialmente pel’OSGEMEOS.
Para visitar a exposição é necessário reservar o ingresso com antecedência no pinacoteca.org.br. Mas é necessário se atentar aos dias e horários de aberturas de vendas, porque estão bem concorridas e se esgotando rapidamente.
*com informações do pinacoteca.org.br